Dicas para escolher o melhor azeite de oliva
19/04/2021 - 11h
Está na hora de saber qual é o melhor azeite para as suas receitas e o mais saudável para o seu dia a dia!
Você também não fica sem azeite na cozinha? Ele é um dos itens essenciais para o preparo de praticamente qualquer prato ou tempero no dia a dia.
O azeite de oliva é um óleo natural extraído das azeitonas, frutos da oliveira. Existe, sim, uma variedade grande de azeites e de diversas origens do mundo, mas não é difícil escolher um de qualidade para usar na sua rotina.
QUAL É O MELHOR AZEITE?
Além da procedência e do processo de fabricação, um dos fatores determinantes para identificar um bom azeite é o nível de acidez. Os produtos com até 0,8% de acidez são os mais recomendados e levam o nome de extravirgens.
Isso indica pureza e leveza no sabor, menos amargos e mais suaves, e também que eles possuem uma quantidade de gorduras boas para ajudar no equilíbrio alimentar e na saúde do organismo.
Outra informação importante é em relação à mistura de ingredientes. Existem azeites com percentuais de óleos e outros azeites (que não são de oliva) em sua composição. Por isso, é importante ler sempre os rótulos e verificar a pureza do seu azeite de oliva.
Os produtos envasados em garrafas de vidro escuras também devem ser levados em consideração, já que ajudam a preservar o nível de acidez e as propriedades nutricionais do azeite, protegendo-o do calor e da luz.
CLASSIFICAÇÃO DO AZEITE
Existe uma classificação padrão de azeites de oliva que ajudam a indicar a pureza e qualidade, de acordo com o seu nível de acidez. Confira:
Azeite extravirgem – até 0,8% de acidez
Preserva todos os nutrientes do azeite. É resultado da primeira prensagem das azeitonas, em temperatura controlada, sem passar por nenhum tipo de refino.
Azeite virgem – acidez menor ou igual a 2%
É obtido exclusivamente por processos físicos e mecânicos, em temperatura controlada, sem passar por nenhum tipo de refino.
Azeite refinado – até 0,3% de acidez
É obtido a partir da refinação do azeite de oliva virgem lampante, resultando na perda parcial de compostos antioxidantes.
COMO UTILIZAR O AZEITE NA COZINHA
Você pode utilizar o azeite de oliva em saladas, molhos, para temperar carnes, legumes, grãos, risotos, macarronadas, dourar temperos, em alimentos em conserva... são diversas finalidades.
Além disso, o azeite de oliva é rico em ômega 9 e ácidos graxos – e seu consumo diário pode ajudar a controlar os índices de colesterol no sangue. Possui, ainda, propriedades antioxidantes, o que previne doenças cardiovasculares, e função anti-inflamatória, aliviando dores musculares, de garganta e de cabeça.
Vale muito a pena consumir um bom azeite no dia a dia, não só pelo sabor e pela versatilidade, mas também para ajudar a sua saúde e a de toda a sua família!
Gostou das dicas? Agora é só ir até o Assaí Atacadista da sua região para escolher o melhor azeite de oliva com o menor preço. Venha aproveitar e economizar sempre!