Compartilhe

Dicas para controlar as despesas no começo de ano

É importante prever alguns gastos no começo de ano e controlar o orçamento já nos primeiros meses

Todo começo de ano é marcado por muitos planos, positividade e metas, seja em casa ou para quem tem um comércio de alimentos. No entanto, também é comum surgirem as primeiras despesas – e isso exige um bom planejamento financeiro.

É nessa época que são cobrados alguns impostos e taxas recorrentes, parcelamento de dívidas e até mesmo alguns gastos previstos para o início de ano, como material escolar das crianças.

Portanto, fica a dica para que você se atente a esses detalhes e já comece o ano preparado(a) para saldar o máximo de contas possível e não entrar no vermelho. Para ajudá-lo(a) a se organizar e controlar tais despesas, separamos algumas orientações importantes com exclusividade aqui no Blog Assaí! Fique com a gente e veja a seguir:

 

1 - Reserve dinheiro para taxas como IPTU e IPVA

Quem tem despesas com imóveis e carros, por exemplo, sabe que as taxas de IPVA e IPTU são cobradas já no primeiro mês. Por isso, é essencial fazer a reserva desse montante para não ter problemas com o pagamento desses impostos. 

Outro fator importante é a declaração anual do imposto de renda, exigida para trabalhadores de diversos setores que precisam comprovar os gastos. Depois que você declara, o documento exibe o saldo do seu IRPF e, em alguns casos, é preciso pagar a multa do contrato. Portanto, já fique de olho se você precisará separar um dinheiro a mais para isso.

 

2 - Guarde parte do 13º para solução de dívidas

Calma, sabemos que são muitas taxas no começo de ano, mas, para quem tem um 13º salário, essa pode ser uma boa saída! Apesar das festas de fim de ano, é importante economizar o máximo possível e tentar juntar tudo o que você puder para o ano seguinte, já prevendo as despesas de começo de ano.

Muitas pessoas também reservam o 13º salário para comprar algo de que precisam muito e economizam o ano inteiro para pagar à vista. Essa é uma ótima sacada e pode evitar que você faça dívidas desnecessárias ou imprevistas. 

 

3 - Não parcele toda a viagem

Já que o assunto é pagamento à vista, outra dica é tentar parcelar o menos possível as viagens. Além dos gastos com passagem e deslocamento, sabemos que existem outras contas no caminho, como hospedagem, alimentação e lazer. 

Tente parcelar apenas os valores fixos e os gastos previstos (como passagens aéreas, combustível e estadia) e reserve um dinheiro limite (máximo) para gastar com alimentação e lazer. Assim, você consegue economizar melhor e não fica com uma fatura gigante no cartão, evitando surpresas no final do mês.

 

4 - Controle os gastos com materiais escolares

Todo ano, as crianças voltam à escola com uma lista de materiais nova. Esse é um gasto que precisa estar na sua lista de despesas do novo ano, sem dúvidas, mas sabemos que nem tudo precisa ser reposto ou comprado. 

Tente reaproveitar materiais em bom estado dos anos anteriores, como malas, estojos, caixas de lápis de cor e, se for o caso, compre somente o necessário no primeiro mês e vá completando os pedidos aos poucos. Assim, você ganha tempo e consegue comprar materiais para todas as suas crianças ao mesmo tempo – se você tiver mais de um filho, por exemplo.

 

5 - Continue economizando nas contas

Algumas contas comuns, como água, luz, internet, aluguel, podem sofrer reajuste, por isso, é bom manter a economia diária e priorizar esses gastos sempre.

Se você trabalha com alimentos e faz compras periódicas para repor o estoque, fique de olho na validade dos produtos e também priorize a compra de ingredientes especiais para as suas receitas ou cardápio. 

Talvez seja a hora de experimentar alguma marca nova que estiver com um preço melhor ou parcelar as compras para conseguir mais prazo para pagar.
 

E, falando de economia no dia a dia, não deixe de aproveitar as ofertas do Assaí Atacadista todos os dias. Conte com nossa qualidade, variedade e preço baixo para abastecer a despensa e ajudar a economizar ainda mais com o que você precisa sem deixar de consumir os produtos de que você gosta.

A alimentação é prioridade – e o Assaí Atacadista deixa tudo melhor para o seu bolso.

Que tal essas dicas para começar o ano com todas as contas em dia e as despesas controladas para uma vida mais equilibrada? Siga-nos em nossas redes sociais para saber tudo em primeira mão e acompanhar nossas novidades!

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!