Conteúdo principal
Compartilhe

Dicas de verão para aproveitar melhor a praia

É importante manter alguns cuidados na hora de curtir a praia e seguir algumas dicas de verão

No ano-novo, férias em família ou bate e volta com os amigos, muitos gostam de aproveitar e relaxar em clima de praia, não é mesmo?

E, para curtir com segurança e bem-estar, nós resolvemos dar importantes dicas de verão para você passar o tempo de forma tranquila, responsável e evitar alguns riscos para a saúde. Veja só:

 

CUIDADOS COM O SOL

O primeiro fator – e o mais relevante de todos – é a questão da exposição ao sol. Os dias de verão costumam ser mais intensos, com sol mais forte, por isso, mantenha sempre a pele protegida dos raios solares e use protetor todos os dias.

As faixas horárias mais indicadas para tomar sol são das 8 às 10h e das 14h às 16h, principalmente para crianças e pessoas com pele muito sensível.

Outro cuidado essencial é com os olhos. Sempre que possível, use óculos escuros com proteção UV adequada e chapéu para proteger a visão.

Além disso, o sol forte também pode acarretar problemas de desidratação no corpo, portanto, beba bastante água e carregue bebidas leves para se refrescar sempre que estiver na praia, na piscina ou em um ambiente aberto com sol incidindo diretamente.

 

NÃO JOGUE LIXO NA PRAIA

A alta temporada no litoral acaba recebendo turistas de todas as regiões para aproveitar a praia e passar férias em grande estilo. É uma delícia quando a água está limpa, areia fofa e com resíduos apenas de conchas e algas! 

Por isso, verifique sempre as lixeiras próximas de onde você estiver localizado(a) na areia da praia, leve também um saco plástico para colocar seu lixo e, quem sabe, alguns a mais para incentivar as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo. Ao sair da praia, certifique-se de que deixou o local como encontrou, o mais limpo possível!  Incentive o descarte correto de materiais para ajudar tanto os trabalhadores da limpeza urbana e os demais visitantes da praia, como também o planeta.

 

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO

Na praia sempre tem aquele aperitivo irresistível! Não há nada melhor do que saborear opções deliciosas de frente para o mar, no entanto, é importante ficar atento(a) aos tipos de alimentos e à temperatura para evitar riscos de intoxicação.

Verifique sempre se o local/equipamento no qual o alimento está sendo vendido é limpo e adequado e pergunte ao vendedor ambulante, quiosque ou restaurante sobre a hora em que o alimento foi preparado, por precaução.

Tome cuidado com produtos que possuem maior risco de perecer, como frutos do mar, embutidos, maionese, produtos à base de ovo, entre outros. Sempre que possível, alimente-se com opções mais leves ou de fácil digestão, como saladas, frutas, lanches leves, carne branca e muita água, capriche na hidratação!

 

FIQUE DE OLHO NAS CRIANÇAS

Um dos maiores medos dos pais que viajam para a praia é perder as crianças de vista ou que elas acabem indo muito fundo no mar e precisem de socorro. Desse modo, é essencial dar prioridade à segurança dos pequenos e limitar a circulação deles durante o passeio.

Sempre que elas quiserem dar um mergulho, que seja somente sob a supervisão de um adulto e na parte rasa da orla. Além disso, você também pode providenciar algum objeto de identificação (como pulseira, colar, carteirinha etc com os dados de contato do responsável), a fim de que, caso aconteça algum imprevisto, as crianças sejam amparadas de imediato. 

 


 

APROVEITE PARA SE EXERCITAR

Se você estiver fora da rotina e quiser entrar em um ritmo de vida mais saudável, a praia pode ser o incentivo inicial, já que une beleza natural, que inspira com muita energia, e clima agradável.

Um mergulho no mar também pode ser considerado um exercício eficaz, assim como uma caminhada na orla da praia, um futevôlei com os amigos, frescobol, corridinha na areia ou outras atividades.

O importante é se exercitar e, claro, sempre se hidratar também!

 

MANTENHA A SAÚDE DOS PÉS

Muitos se esquecem de que o cuidado com os pés é muito importante durante a viagem para a praia! A areia e o sal do mar podem acabar desgastando a pele dos pés e é muito importante lavá-los com frequência para não se incomodar.

Outra dica essencial é não esquecer de passar protetor solar no peito do pé, mesmo se estiver com calçado ou na água, pois é uma região sensível e que queima com mais facilidade.

Já no fundo do mar, também existem alguns riscos, como ouriços, pedras, conchas, entre outras coisas, que podem machucar os pés na hora de mergulhar. Fique de olho antes de pisar e calce as crianças com sandálias ou sapatinhos aquáticos, que protegem os pés e dão mais liberdade na hora de brincar. Estas medidas podem prevenir contra acidentes e evitar riscos à saúde dos pés dos pequenos.

 

Seguindo estas dicas de verão para aproveitar a praia, com certeza o seu passeio será ainda melhor e você poderá comemorar o início deste novo ano com uma viagem inesquecível!

Gostou dessas dicas de verão? Cuide da sua saúde e da sua família e aproveite o melhor da estação com o Assaí! Siga-nos para mais conteúdos exclusivos em nossos canais oficiais.

 

Você também pode
gostar de:

6 sobremesas refrescantes de verão

Aprenda a fazer opções diferentes de sobremesas refrescantes para saborear e aliviar o calor

Os melhores alimentos para a saúde da pele

Conheça os benefícios de alguns alimentos que ajudam na saúde da pele e do corpo

Dicas para controlar as despesas no começo de ano

É importante prever alguns gastos no começo de ano e controlar o orçamento já nos primeiros meses