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Como se adaptar ao clima de outono

Veja dicas de bem-estar para cuidar da saúde e ter mais conforto durante o outono

Você costuma se adaptar facilmente às mudanças do outono? A estação das folhas secas ou caídas costuma ser mais amena, mantendo a temperatura dentro das médias térmicas e caracterizando um clima mais agradável e belas paisagens.

Ao mesmo tempo, o outono possui uma das maiores amplitudes térmicas entre as quatro estações, o que significa que, da noite para o dia, pode ocorrer uma mudança maior de temperatura, com redução gradativa e formação de nevoeiros pela manhã ou até geadas.

Isso interfere também na qualidade e na diminuição da umidade do ar, deixando o clima mais seco, o que pode afetar direta ou indiretamente a sua saúde, seja em relação a doenças respiratórias ou a mudanças na sua rotina.

Portanto, o outono tem como principais características:

- Redução gradativa das temperaturas diárias

- Clima mais seco, com menor umidade do ar

- Dias e noites com a mesma duração, sem alteração na luminosidade durante o dia

- Vegetação mais seca, portanto, há folhas caídas e plantas em tons amarelados e avermelhados

- Maior incidência de ventos e chuvas

COMO SE ADAPTAR ÀS MUDANÇAS DO OUTONO

 

Com a transição do verão para o outono, especialistas alertam para o aumento de cuidados com a saúde e os hábitos no dia a dia, a fim de evitar doenças respiratórias e melhorar a imunidade.

Por isso, é recomendável deixar a casa mais aberta e arejada, evitar poeira e sujeira e manter o corpo muito bem hidratado, além de proteger-se das quedas de temperatura durante a noite ou a madrugada.

No outono, é muito comum consumir mais chás e bebidas quentes ou alimentos que ajudam a melhorar a imunidade para não sofrer com as mudanças climáticas da estação! Aqui vão algumas sugestões para você experimentar e inserir na sua alimentação diária:

- Abóbora

- Abacate

- Beterraba

- Espinafre

- Tangerina

- Chás de gengibre, laranja, goiaba, canela, maracujá e maçã

- Sopas de abóbora, abobrinha, agrião, chuchu, nabo e outros vegetais

- Frutas com alto poder de hidratação: melancia, pêssego, framboesa, morango, melão e abacaxi

 

 

Além dos cuidados alimentares, é importante se adaptar a uma nova rotina e prestar atenção se você sentir algumas alterações no humor. Estações com temperatura mais amena podem deixar você mais cansado(a) ou menos disposto(a), mas isso é normal.

O corpo também sofre alterações no metabolismo e é preciso readaptar-se e buscar melhorias na gestão do tempo e das suas tarefas para não deixar de fazê-las. Se possível, pratique exercícios durante o dia, pois, à noite, isso costuma ser mais exaustivo durante o outono. Ainda, tente manter a frequência para que o seu organismo se acostume ao novo ritmo.

No mais, o outono é uma estação incrível, com um ótimo visual para curtir a natureza e um clima agradável para o seu bem-estar e o de toda a família.

 

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