Compartilhe

Como organizar a casa para as comemorações de final de ano

Dicas de limpeza e organização para deixar a sua casa pronta para o final de ano

As comemorações de Natal e Ano Novo estão chegando e os preparativos para receber a família e os amigos em casa estão a todo vapor. Por isso, é melhor deixar o ambiente aconchegante e preparado para ter os melhores momentos nesse encerramento de ciclo. Como? Organizando a casa e dando os retoques necessários neste final de ano!

Com a correria do dia a dia, algumas tarefas acabam ficando para depois e nada melhor do que aproveitar as confraternizações para deixar tudo pronto no seu lar e na melhor disposição para os seus convidados.

Faça uma lista das principais mudanças e prioridades para fazer tudo a tempo, antes dos familiares e das pessoas mais próximas chegarem. Aqui vão algumas dicas:

 

FAÇA REPAROS NA ESTRUTURA DA CASA

Para que tudo corra bem e em segurança, é preciso primeiro fazer reparos internos no que diz respeito à hidráulica e à elétrica do imóvel. Certifique-se de que a iluminação está em ordem e faça consertos nas tomadas, nas lâmpadas e na fiação.

Corrija também problemas de vazamentos, bem como torneiras, pias, ralos, vasos sanitários, descargas e toda a parte da cozinha. Assim, além de evitar acidentes domésticos, você também garante economia de água e luz sem desperdiçar o excedente.

 

LIMPEZA DE ESTOFADOS E CORTINAS

Alguns objetos maiores da decoração, como tapetes, sofás e cortinas, acabam sendo bastante usados e menos fáceis de higienizar. No entanto, com o tempo, o acúmulo de poeira e micro-organismos aumenta consideravelmente, devido ao uso no dia a dia. Por isso, você pode dedicar um dia da semana para lavar os tapetes e as cortinas e também fazer a limpeza adequada nos estofados, poltronas e sofás.

Existem empresas especializadas em higienização de móveis e estofados – vale consultar sobre o serviço para ver o melhor jeito de cuidar da limpeza dos seus objetos da sala e dos demais cômodos.

 

LIMPEZA DA GELADEIRA E DO FREEZER

Outra parte importante da casa são os eletrodomésticos. É preciso sempre incluir seus equipamentos na hora da limpeza e fazer a manutenção adequada para que eles durem por muito tempo.

E dois dos equipamentos mais usados no dia a dia e também nas comemorações de final de ano são a geladeira e o congelador (ou freezer). Já que armazenam alimentos frequentemente, o acúmulo de sujeiras e bactérias tende a ser maior, por isso, aproveite esse período para dar uma geral neles e deixar tudo bem limpo e organizado.

É importante também dispor os alimentos de maneira adequada dentro do refrigerador e sempre checar a validade, descartando o que não estiver mais próprio para o consumo, além de tampar bem potes e embalagens na porta da geladeira ou nas prateleiras.

No freezer, verifique se o seu equipamento faz o degelo sozinho (tecnologia frost free). Se não, evite acumular pedras de gelo, para não comprometer o funcionamento do aparelho.

Antecipe ainda o espaço dentro dos seus equipamentos para receitas e bebidas durante as festas de final de ano. É importante que a geladeira, o congelador ou o freezer não estejam cheios e ainda sobre espaço para mais produtos durante os eventos em família ou entre amigos.

 

REPOSICIONE MÓVEIS E OBJETOS

Para fazer uma boa mudança, muitas vezes, não é preciso muita coisa. Um jeito simples e eficiente de deixar os ambientes mais amplos, por exemplo, é reposicionar alguns móveis e objetos de decoração da casa.

Tente deixar o espaço o mais fluido e organizado possível para receber mais pessoas, com distanciamento adequado, corredor para passagem e segurança para crianças e pessoas mais velhas, sem objetos cortantes ou de vidro no caminho, por exemplo.

 

DESAPEGUE DO QUE NÃO PRECISA

Aproveite a ideia de novo ciclo que o final de ano traz para desapegar de coisas antigas ou das quais você não faz mais uso. Doe roupas, objetos e móveis para causas sociais ou distribua para pessoas mais próximas. 

Assim, a sensação de passar o ano novo com energias renovadas aumenta e você e toda a família já se sentem melhor para novos projetos. Que tal?

 

No mais, comemore ao lado de quem você ama, valorize os momentos mais simples da vida e receba quem você gosta em sua casa com tudo pronto para as comemorações de final de ano!

Gostou das dicas? Fique de olho no Blog Assaí para mais sugestões de receitas, notícias 

e tudo para deixar o seu dia a dia mais prático. É mais um ano se encerrando com muitas novidades para você e para quem está junto com o Assaí!

Você também pode
gostar de:

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!