Compartilhe

Como manter as crianças com atividades de férias em casa

Veja como entreter os pequenos para aproveitar ainda mais as férias em casa

Suas crianças vão passar as férias em casa… e agora? Se você já se perguntou como mantê-las ativas enquanto o período de aulas não começa e quer dicas para passar melhor o tempo junto com os pequenos, fique conosco!

Vamos falar sobre algumas atividades fáceis de praticar e que podem contribuir para o progresso dos seus filhos mesmo fora da escola, ajudando na capacidade motora, no raciocínio lógico e na relação com outras crianças para que eles cresçam ainda mais preparados para o mundo lá fora.

É possível passar o tempo em casa com a família e com tarefas diferentes para estimular a criatividade e manter o ritmo enquanto as crianças estiverem “off” do período letivo.

Veja só algumas ideias para você colocar em prática na sua casa:

 

ATIVIDADES ARTÍSTICAS

Comece oferecendo alguns materiais de pintura e desenho para que as crianças possam colorir e desenvolver um processo criativo já no início das férias. Você pode se juntar à brincadeira ou propor algum jogo, como adivinhar qual é a figura, desenhar o mesmo objeto ou contar uma história por meio de imagens.

Peça para que elas desenhem o cartoon (desenho animado) preferido delas ou deixe-as experimentarem materiais novos, como tintas à base d’água, pincéis, utensílios com texturas diferentes, cola e tesoura para compor figuras – e por aí vai. Você pode experimentar todas essas atividades ao ar livre para deixar o momento ainda melhor e evitar também muita sujeira dentro do seu lar.

 
 

RECEITAS COM AS CRIANÇAS

Existe jeito mais gostoso de passar o tempo em casa do que cozinhando algo delicioso com as crianças?

Dessa forma, elas aprendem desde pequenas a importância dos alimentos, sabores diferentes, como se preparam alimentos simples e como construir memórias afetivas na cozinha com pais, irmãos, avós e pessoas da família.

Peça para elas ajudarem você em tarefas rápidas, como a lavagem ou a separação de ingredientes, e em outras um pouco mais elaboradas, colocando a mão na massa para fazer bolos, biscoitos e outros pratos que sejam fáceis de preparar.

 
 

ESTIMULANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO

Aqui, entra a parte mais desafiadora e estimulante para o cérebro dos pequenos. Alguns jogos de videogame são conhecidos por desenvolver a coordenação motora e o raciocínio lógico das crianças, mas dá para deixar esse processo ainda mais interativo durante as férias tirando um pouco elas da frente da TV.

Para isso, leve-as para a sala ou um ambiente mais amplo e proponha brincadeiras em grupo com um desfecho mais complexo, como mímicas, jogo de adivinhação, jogos da memória, Stop (com categorias e rodadas que contenham palavras que comecem com uma letra “x”, por exemplo), baralho, dominó, quebra-cabeças, entre outras. Elas vão se divertir muito com as pérolas de todos os que participarem e também vão aprender novas palavras, mecânicas e estilos de jogo!

 

PLANTANDO SEMENTES

Que tal fazer um vasinho de plantas com as crianças para que elas criem algo diferente nestas férias? Separe o material de jardinagem e plante uma muda de sua preferência para que elas acompanhem o crescimento, mesmo que seja um pé de feijão.

O resultado vai surgindo ao longo dos dias… elas vão adorar ter uma plantinha nova para cuidar!

 

SESSÃO FAMÍLIA À NOITE

E que tal reservar um tempinho só para vocês? Nada melhor do que, depois de um dia cheio, reunir-se com a família no sofá de casa ou todo mundo na cama para assistir a um filme ou série especial!

Deixe esse momento ainda mais especial com os alimentos que eles adoram na hora da sessão-cinema, como pipoca, balinhas, chocolate, pizza e refrescos. Isso pode se tornar uma tradição bacana durante o ano todo e, por meio de filmes e séries, as crianças aprendem histórias e conceitos importantes para levar ensinamentos adiante.

 

Viu só como as férias em casa podem ser proveitosas e muito divertidas com boas ideias para entreter as crianças – e até adultos?

Esperamos que você tenha gostado das dicas e coloque uma nova rotina de atividades em prática enquanto os pequenos não voltam à escola.

Continue acompanhando mais novidades e conteúdos exclusivos para o seu dia a dia no nosso Blog. Siga também o Assaí Atacadista nas redes sociais e no site!

 

Você também pode
gostar de:

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

prato com ovos e especiarias e decorações de coelho - receitas salgadas para a pascoa - assaí atacadista

Veja 4 receitas salgadas para a Páscoa e se delicie!

Confira receitas salgadas maravilhosas para a Páscoa!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!