Compartilhe

Como eliminar mofo e bolor de objetos e do ambiente

Veja como combater manchas de mofo e bolor e higienizar as paredes ou objetos para manter o ambiente saudável

Está tendo problemas com mofo e bolor nas paredes do seu ambiente ou com objetos com manchas e mau odor? Vamos dar dicas de como eliminar os fungos e deixar o local higienizado para não prejudicar a sua saúde e a da sua família!

 

O que são mofo e bolor?

 

O mofo, também chamado de bolor, é uma colônia de fungos, seres microscópicos, que se aloja em locais úmidos, escuros, fechados e com pouca ventilação. Como eles se alimentam de outras matérias orgânicas, sua presença se torna prejudicial e pode causar males e doenças no organismo, como problemas respiratórios, erupções na pele e infecções nos pulmões.

São facilmente identificados como manchas pretas ou verdes nas paredes, tetos, superfícies de objetos e em locais úmidos, como banheiros, cozinhas, porões, banheiras e perto de aparelhos como ar-condicionado.

Portanto, é importante combater os fungos e retirar toda a mancha de bolor para que essas substâncias não causem irritações ou tenham ação tóxica no seu organismo e de quem convive com você.

Existem dicas práticas e caseiras para eliminar o mofo e o bolor com ingredientes simples. Veja só!

 

Vinagre branco

Você pode colocar uma boa quantidade de vinagre branco em um borrifador. Como sua base contém apenas cerca de 20% de ácido acético, a adição de água o torna menos eficaz. 

Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. Qualquer cheiro do vinagre deve desaparecer em algumas horas.

 

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um composto excelente para tirar manchas e odores de diversas formas. 

Você pode adicionar ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e usar a solução para remover o bolor e o mofo com segurança.

Para deixar a dica mais potente, misture duas partes de bicarbonato de sódio com uma parte de vinagre branco e uma parte de água. Mexa a mistura até que se torne uma pasta grossa. Espalhe-a generosamente na superfície e deixe secar. Esfregue o mofo e as manchas pretas e limpe com água.

 

Limão

O limão é rico em ácido cítrico, e com ele é fácil desinfetar e quebrar o bolor para remover toda a sujeira.

Esprema três a cinco limões em uma xícara e despeje sobre a área mofada. Deixe descansar por cinco minutos e, em seguida, limpe a superfície com uma toalha úmida. Você pode reaplicar e esfregar o local para se livrar de manchas de mofo mais difíceis e fazer isso até que saiam por completo.

 

Água sanitária

A água sanitária é outro ingrediente coringa para eliminar o mofo. Para isso, você pode preparar uma solução de 100 ml de água sanitária para cada litro de água. 

Deixe a solução agir por 30 minutos e depois retire-a com um pano limpo ou esponja, mas certifique-se de que o local é resistente à ação da água sanitária para não estragar seus móveis ou desbotar a pintura de paredes.

 

Xampu neutro

Outra dica que vale mais para almofadas e objetos estofados é o uso de xampu neutralizador.

Espalhe o xampu na superfície desejada com uma mistura de ¼ de xampu para cada medida de água. Depois de aplicar, utilize uma escova e esfregue para retirar todo o mofo ou bolor, e depois pode finalizar com um pano úmido e deixar o objeto secar à sombra, em ambiente arejado.

 

Viu só quantos jeitos diferentes e simples de retirar o bolor da casa ou do seu ambiente com truques caseiros?

Sempre que você for visitar uma casa na praia, no sítio, ou procurar por objetos guardados há muito tempo em armários e guarda-roupas, verifique se não há nenhum sinal de mofo. Assim que identificar, é só seguir nossas dicas e higienizar com tranquilidade!

Esperamos ter ajudado com essa matéria exclusiva e convidamos você a seguir o Assaí Atacadista nas redes sociais para mais novidades e muitos outros conteúdos. Acesse o nosso site e fique por dentro do nosso dia a dia!

Você também pode
gostar de:

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!