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Como começar o novo ano com tudo nos negócios

Dicas para quem trabalha com alimentos e quer começar bem o ano nos negócios

Está chegando um novo ano e também uma nova oportunidade para dar aquele gás aos negócios e começar 2022 com tudo!

Se você trabalha com alimentos ou quer começar algo próprio para ter uma renda extra no ano que vem, fique de olho no conteúdo a seguir porque separamos algumas dicas de como se preparar. 

Vamos falar sobre a retomada da rotina para empreendedores do setor de alimentos e como organizar o seu negócio financeiramente, além de colocar as ideias em prática para trazer mudanças e novos jeitos de lucrar!


 

ALTA TEMPORADA NO COMÉRCIO

Aproveite a alta temporada no comércio para destacar o seu negócio de alimentos e atender o maior número possível de clientes e pedidos. Nessa época do ano (final de dezembro e início de janeiro), muitos consumidores aproveitam para fazer compras e usar o décimo-terceiro, por exemplo, para curtir as férias.

Isso é ótimo para comércios locais acumularem vendas extras e garantirem um bom início de ano com as finanças em alta. 

Por outro lado, se na sua região o movimento costuma diminuir e costuma ser de baixa temporada, aproveite para tirar férias coletivas no seu estabelecimento e planejar melhor os próximos passos para o ano seguinte.

 

MUDANÇAS NO CARDÁPIO

Adapte o cardápio para novas experiências! Essa é a hora de pensar o que você pode melhorar e o que falta para atingir cada vez mais consumidores: “será que é preciso ajustar os preços?”, “existem ingredientes que podem ser alterados ou melhorados?”, que tal fazer um menu mais simples ou mais completo?".

O cardápio é a vitrine inicial do seu negócio, por isso, é preciso sempre revê-lo e adaptá-lo de tempos em tempos, a fim de garantir uma melhor saída de pedidos.

 

MAIS ESTRUTURA, MAIS QUALIDADE

Se você for começar um negócio de alimentos em 2022, invista no que for necessário para o pontapé inicial, como ingredientes e infraestrutura básica.

Agora, se você já está no mercado há um tempo e tem como aprimorar a sua infraestrutura atual, essa é a hora! Equipamentos maiores, com melhor funcionamento e garantia, são um investimento válido, que trará retorno a cada nova venda em longo prazo.

Outra melhora pode ser a escolha de ingredientes de maior qualidade ou em grandes quantidades, a fim de garantir o melhor custo-benefício e assegurar o estoque já neste começo de ano – e durante a alta temporada também.

No Assaí, você encontra não só opções de embalagens econômicas e artigos para comerciantes como, também, grandes marcas e formas facilitadas de pagar. Basta solicitar atendimento em uma de nossas lojas e saber mais sobre nossos cartões, programas de benefícios, maquininhas, entre outros.

 

ENTENDER O MERCADO E SUA RETOMADA

Com as mudanças no comportamento do consumidor e os avanços do combate à pandemia, o ano de 2022 trará uma retomada da economia, segundo apontam os especialistas, e será preciso acompanhar essa adaptação na perspectiva de mercado e dos consumidores.

Por isso, é preciso entender o que os seus clientes procuram e também ficar ligado(a) no comércio à sua volta para saber como se posicionar e alcançar melhores resultados. 

Na prática, é importante avaliar fatores como: horário de funcionamento, sistema de delivery, gastos e planejamento financeiro, concorrência e diferencial competitivo do seu negócio, inovação e lançamento de produtos, aumento do mix (variedade) do seu cardápio, formas de pagamento e máquina de cartões – e por aí vai.

 

CONSIDERE A SUSTENTABILIDADE E O FATOR SAÚDE

Cada vez mais, empresas e marcas do segmento de alimentos investem e se preocupam com as questões ambientais para minimizar os impactos no planeta. Por isso, é importante se atentar às questões de sustentabilidade e gerar mais valor ao seu negócio, criando não só um diferencial competitivo, mas também chamando a atenção de clientes que se identificam e buscam esses valores em um produto ou serviço.

Além disso, existe o fator saudabilidade e bem-estar que estão muito aliados ao estilo de consumo moderno. O conceito de health food (comida saudável) e as preocupações com higiene e segurança alimentar cresceram muito nos últimos tempos, portanto se você quer realizar algo sólido e em sintonia com o mercado atual, vale a pena priorizar essas duas coisas.

 

DIGITALIZE O SEU NEGÓCIO

Cada vez mais, vemos o mercado digital crescer e atingir um número maior de usuários e seguidores nas redes sociais. Por isso, sua marca precisa ser ativa digitalmente para expandir ainda mais suas vendas e construir um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Por meio das mídias digitais, é possível atender a pedidos, falar com clientes, estabelecer uma lista de contatos e também fechar parceria com apps de comida para expandir seu raio de atuação. 

Além disso, muitos clientes conhecem negócios de alimentos por meio de fotos no Instagram ou em grupos de WhatsApp – e essa divulgação boca a boca pode crescer rapidamente, fazendo o seu negócio ser reconhecido por mais gente, de forma que 2022 já comece cheio de mensagens de futuros clientes!

 

Parece que 2022 promete grandes resultados – e o seu negócio tem tudo para dar certo se você conseguir se planejar corretamente e atender à demanda no dia a dia desse “novo mercado”.

 

Gostou das dicas? Esperamos que você possa realizar todos os seus objetivos e correr atrás do melhor para o seu negócio daqui para frente. Boas vendas e um excelente Ano-Novo para você, sua família e o seu comércio de alimentos! 

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