Compartilhe

Dicas para fazer o melhor churrasco

Acompanhe estas dicas de como fazer um excelente churrasco sem errar no preparo!

 

Você também adora comer um churrasco com a família nos finais de semana ou em ocasiões especiais? Esse é um dos pratos preferidos dos brasileiros, mas ainda existem muitas dúvidas sobre como prepará-lo!

E, para mostrar que é simples fazer um bom churrasco, vamos dar dicas essenciais para você não errar, abordando desde a escolha de carnes e dos acompanhamentos até como acender a brasa. Que tal?

 

COMO FAZER UM BOM CHURRASCO

CALCULE AS QUANTIDADES

Tudo começa com a escolha dos ingredientes e das quantidades. Por isso, é preciso planejar o cardápio e listar todos os itens que serão necessários no dia, como carvão, álcool e fósforo para acender o fogo, bebidas, copos e pratos descartáveis (se necessário), etc.

Primeiro, existe uma média simples para saber o quanto de carne cada pessoa tende a consumir em um churrasco comum. Calcula-se, normalmente, cerca de 400 g de carne por pessoa. Esse valor serve para adultos, enquanto que, para as crianças, podemos reduzir a 100 g ou 150 g.

 

COMO ACENDER A BRASA

É aqui que a parte boa começa. Antes de colocar as carnes na grelha ou no espeto, é preciso acender o carvão uns minutos antes para que comece a formar a brasa e esquentar a churrasqueira.

Para isso, existe um jeito prático e bem eficaz:

1 - Encharque um pão francês amanhecido com álcool líquido ou gel. 

2 - Posicione o pão encharcado no fundo da churrasqueira de ferro e envolva-o com grandes pedaços de carvão. 

3 - Selecione algumas tiras menores e cubra parte do pão. Para acender, a dica é jogar um palito de fósforo de longe, sobre o pão, para que comece a acender. E está pronto! 

 

QUAL CARNE ESCOLHER?

Existe uma variedade enorme de carnes que são ótimas para o churrasco, mas tudo vai depender do gosto de cada um, do tempo de preparo e do seu orçamento. Entre as opções mais comuns e buscadas, estão:

  • Picanha

  • Maminha

  • Fraldinha

  • Costela

  • Asinhas de frango

  • Alcatra

  • Linguiça

  • Pão de alho

  • Queijo coalho

  • Coraçãozinho de frango

 

TEMPERAR A CARNE

Há quem goste somente de colocar sal grosso e assar, mas existem muitas combinações de tempero para dar mais sabor às carnes, como a mostarda, a manteiga, o shoyu, o tomilho e diversas outras ervas.

Para quem gosta de um churrasco com legumes assados, um tempero especial faz toda a diferença e vale experimentar novos sabores para realçar o defumado da churrasqueira.

 

ESCOLHENDO OS ACOMPANHAMENTOS

Se você gosta de caprichar e ter mais opções no cardápio do seu churrasco, não podem faltar os acompanhamentos! Eles podem ser simples e ajudam a valorizar ainda mais as carnes, como farofa, arroz, molho à campanha (ou vinagrete), molho de pimenta, um pãozinho, sem falar das saladas com folhas e verduras para ir abrindo o apetite. 

 

SOBREMESA NA CHURRASQUEIRA

Depois dos salgados, você ainda pode aproveitar o fogo aceso para preparar a sobremesa! Nessa hora, asse frutas como banana, abacaxi, pêssegos e figos, polvilhadas com açúcar e canela, e sirva com um sorvete refrescante, nata, doce de leite ou creme de leite. 

Pronto! Pratos doces, deliciosos e feitos em minutos para fechar o seu churrasco com chave de ouro.

Ficou com água na boca e não vê a hora de um churrasquinho aí na sua casa, né? Pode contar com o Assaí Atacadista para ter a melhor qualidade e economia nas suas compras.

Seu churrasco vai ficar nota 10 com as nossas opções de carnes, bebidas e acompanhamentos, tudo fresquinho e com a maior variedade, sempre. Confira o endereço da loja mais próxima de você e fogo na brasa! bit.ly/LojasAssaí

 

Você também pode
gostar de:

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

prato com ovos e especiarias e decorações de coelho - receitas salgadas para a pascoa - assaí atacadista

Veja 4 receitas salgadas para a Páscoa e se delicie!

Confira receitas salgadas maravilhosas para a Páscoa!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!