Torne seu hobby um negócio rentável e se divirta empreendendo
05/07/2024 - 12h
Monetize seu hobby e descubra as maravilhas do empreendedorismo criando seu próprio negócio!
O que você faz nos momentos de lazer?
Não estamos falando de passar tempo nas redes sociais e, sim, daquelas atividades de que você gosta de fazer simplesmente para descontrair da rotina.
Para quem está procurando formas de ganhar dinheiro para ter uma renda extra ou empreender e ter um comércio, monetizar um hobby pode ser a solução!
Essa possibilidade te deixou intrigado? Então te convidamos a ler esta matéria para entender se transformar um hobby em um negócio faz sentido para você.
Falaremos sobre esse assunto explorando os seguintes tópicos:
● Quais hobbys podem ser monetizados?
● Transformando sua paixão em um negócio
● Oportunidades do mercado para começar a empreender
● Segmento, público e nicho
● Equilíbrio - pessoal x profissional
● Garanta cursos de empreendedorismo gratuito com o Assaí
Continue lendo e aprenda algo novo hoje com a ajuda do Blog Assaí!
Aproveite a leitura, esperamos que você goste do conteúdo.
Quais hobbys podem ser monetizados?
Indo direto ao ponto e respondendo ao questionamento do título: existem vários.
Para ser mais específico, preparamos uma tabela com algumas opções de hobby e em que tipo de negócio eles podem transformados, confira logo abaixo:
Hobby | Negócio |
Culinária | Vendas por encomenda, marmitas frescas ou congeladas, comida para buffet, abrir um restaurante, lanche para crianças, pratos fitness. |
Jardinagem | Curso com aulas de como cuidar de plantas, buquê de flores, venda de mudas de plantas, venda de sementes de flores, arranjos de plantas ornamentais. |
Pintura | Quadros por encomenda, pintura de tecido personalizando, panos de prato ou roupas. |
Artesanato | Aulas de como fazer artesanato, venda de produtos feitos com material reciclável, venda de cerâmica fria, venda de acessórios, como brincos e colares de plástico, madeira, cerâmica ou outros materiais. |
Tocar instrumentos musicais | Ensinar outras pessoas a tocar cobrando por aula, tocar em eventos como aniversários, casamentos, etc. |
Fotografia | Fazer ensaios fotográficos de pessoas e animais, vender os serviços de fotografia para eventos corporativos, aniversários, casamentos, viagens, etc. |
Costura | Confecção de bichinhos de pelúcia, conserto de peças de roupas, confecção de roupas por encomenda para animais, adultos e crianças. |
Leitura | Contação de história para crianças em eventos, avaliação e resumo de leituras para editoras, abrir uma agência literária, leitor beta para novos escritores. |
Praticar atividades físicas | Aulas de alongamento e treinos leves para fazer em casa. |
Estudar novos idiomas | Ensinar outras pessoas por aulas online ou presenciais. |
É muito provável que o seu hobby esteja nessa lista, mas, caso não, as dicas a seguir continuam sendo úteis para você.
Leia também: Canapé - comida, diversão, arte e capricho!
Por isso, continue lendo e veja o que deve ser considerado antes de monetizar seu hobby.
Transformando sua paixão em um negócio
Tocar um empreendimento exige muita determinação e responsabilidade, entre outras habilidades emocionais que precisam fazer parte de um comerciante de sucesso.
Sabendo disso, o primeiro passo para monetizar um hobby é mudar sua mentalidade.
Afinal, a atividade não será mais uma fonte de lazer e exigirá coragem e comprometimento para entregar o combinado aos clientes.
Se, na vida, já precisamos ter resiliência, para empreender, essa habilidade tem que ser ainda mais fortalecida, pois, para alcançar os resultados desejados, será necessário superar vários obstáculos.
A paixão que você tem por certa atividade pode ser um bom combustível para começar, mas estabelecer objetivos palpáveis vai te ajudar a manter a energia a longo prazo.
Portanto, a chave para tomar essa decisão com confiança é estudar e pesquisar muito.
Dessa forma, você entenderá se está preparado para entrar no mundo do empreendedorismo.
Oportunidades do mercado para começar a empreender
Conheça o mercado em que seu hobby está inserido.
Existem muitos comércios vendendo esse tipo de produto/serviço?
Direcione seus esforços para analisar lojas, empresas e profissionais da área em que você quer atuar.
Aprenda como eles precificam os produtos/serviços, como se posicionam e divulgam as vendas e todos os outros aspectos que considerar relevantes.
Tendo esse conhecimento, você verá quais são as oportunidades da área, entendendo o que será preciso para ganhar seu espaço e conquistar sua clientela no mercado.
Você também pode gostar desta matéria: Vendas por encomenda são oportunidades de renda extra.
Segmento, público e nicho
Quando o assunto é vendas, independentemente do produto ou serviço, é fundamental conhecer qual é o seu segmento, público e nicho.
Não sabe a diferença entre eles? A gente te explica, veja só:
● Segmento nada mais é do que um grupo de pessoas que tem necessidades parecidas.
● Nicho são pessoas que têm interesses e demandas bem específicas.
● Público-alvo são as pessoas que fazem parte do nicho e que você precisa alcançar para conseguir vender.
Aqui vai um exemplo prático para facilitar o seu entendimento:
No mercado da moda, existe o segmento de roupas femininas e, dentro dele, o nicho de roupas plus size para gestantes.
Sendo assim, o público-alvo são gestantes que precisam de roupas do seu tamanho para se sentirem bonitas e confortáveis no dia a dia.
Quanto mais definido seu nicho de mercado, mais você vai acertar na hora de criar estratégias para impactar o público-alvo e formar sua clientela.
Tem algum conhecido que faz parte do seu público-alvo?
Então faça uma pesquisa com essa pessoa para entender qual valor ela estaria disposta a pagar, qual produto ou serviço gostaria para atender às suas necessidades, entre outras questões.
Futuramente, repita a pesquisa com pessoas diferentes para manter sua estratégia de vendas atualizada.
Equilíbrio - pessoal x profissional
Já ouviu a frase: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida”?
Ela traz uma perspectiva romantizada da realidade, pois empreender é muito realizador, mas continua sendo trabalhoso.
Tanto que alguns internautas reformularam a frase para: “Trabalhe com o que você ama e nunca mais amará nada.”
Apesar de ser uma visão negativa, ela alerta sobre a importância de criar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Isso porque, ao monetizar um hobby, muitas pessoas deixam de enxergá-lo como uma atividade de lazer e apenas como trabalho.
Para evitar que isso aconteça, separe momentos para fazer o seu hobby apenas para se divertir, libertando-se para brincar e cultivar sua paixão.
Mas, caso aconteça, não desanime!
Basta substituir por uma atividade semelhante ou completamente diferente, caso prefira.
O importante é não deixar de incluir na sua rotina pausas e momentos prazerosos para relaxar, recarregar as energias e voltar com mais força e criatividade para seu comércio.
Aprofunde-se mais nesse assunto lendo a matéria a seguir: Empreender: um equilíbrio entre habilidades técnicas e comportamentais.
Esperamos que essas dicas sejam úteis para você.
Garanta cursos de empreendedorismo gratuito com o Assaí
Como você viu em alguns tópicos deste conteúdo, para se tornar um empreendedor, é preciso estudar muito e aprender novas habilidades.
A Academia Assaí existe para viabilizar esse conhecimento, oferecendo materiais, conteúdos e outras ferramentas de forma gratuita e online.
Tudo isso para ajudar na formação de novos empreendedores, independentemente da raça, idade ou classe social!
E tem mais: o site também conta com uma plataforma de cursos profissionalizantes completos, com direito a certificado. Tá esperando o quê?
Acesse academiaassai.com.br/#cursos-online e se capacite para tirar seus sonhos do papel.
Obrigada por ler até aqui. Até a próxima matéria!