Metas SMART: o mapa do tesouro para tirar os planos do papel
05/08/2024 - 08h
Aprenda a criar metas smart para pequenos negócios e invista no seu crescimento profissional!
Você já ouviu/leu a frase: “Pessoas com metas têm sucesso, por saberem aonde estão indo”?
Ela também se aplica a empresas e comércios, independentemente do porte!
Afinal, as metas funcionam como um mapa para o seu negócio, já que indicam o que precisa ser feito para chegar ao objetivo final, o que, nesse contexto, seria um comércio bem-sucedido.
Mas, para isso, é necessário ter a clareza de quais são suas metas - e foi por meio desse pensamento que a metodologia “metas smart” surgiu, há 43 anos.
Vamos entender o que ela é e qual a sua relevância para o seu negócio hoje. Tudo isso por meio dos seguintes tópicos:
• O que são as metas smart?
• Como definir metas smart no seu negócio?
• Exemplos práticos
• Os segredos da fórmula
• Aniversário Assaí: essa é sua chance de mudar sua vida!
Caso você não seja um empreendedor, saiba que as “metas smart” também podem ser aplicadas à sua vida pessoal, então não deixe de conferir para aprender!
Boa leitura!
O que são as metas smart?
Para responder a essa questão, é preciso conhecer um pouco sobre a criação do conceito.
Como falamos na introdução, ele surgiu em 1981 - e o responsável por sua criação foi o consultor norte-americano George T. Doran.
Ele apresentou o conceito no artigo “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives” (em português, “Existe uma forma INTELIGENTE de escrever metas e objetivos para gerenciamento”).
Sabendo disso, entendemos que smart é uma sigla para:
S - Specific | “Específico”
M - Measurable | “Mensuráveis”
A - Achievable | “Atingíveis”
R - Relevant | “Relevantes”
T - Time based | “Temporal”
Com essa metodologia, ele esperava ajudar os gestores de empresas na definição de metas e objetivos viáveis, de forma mais eficaz.
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Você pode estar pensando "tudo bem, mas como faço para criar essas metas smart no meu negócio?”
Nos próximos tópicos, explicaremos como aplicar esse método no seu empreendimento, passando por todas as letras da sigla.
Continue lendo para ver.
Como definir metas smart no seu negócio?
A estrutura da metodologia smart é mais simples do que parece, veja só: para começar, faça uma lista de todos os objetivos que seu empreendimento possui.
Feito isso, use a sigla smart como base para criar o plano de ação para essas metas.
No “S” de “específico”, detalhe o objetivo o máximo possível.
Isso porque as descrições vagas abrem margem para diferentes interpretações, o que pode dificultar a execução das ações.
Portanto, escreva exatamente o que você quer alcançar.
Para o “M” de “mensurável”, tenha métricas para analisar os resultados.
Seja quantitativa, com números e dados, ou qualitativa, com retorno positivo de qualidade.
Dessa forma, será possível medir e calcular como está o desempenho da meta.
Já o “A” de “atingível” significa que é fundamental que essa meta seja viável.
Portanto, analise seu empreendimento para ter clareza e definir metas realistas.
É necessário tomar esse cuidado porque metas irreais podem causar frustração, impactando até mesmo os colaboradores e outras pessoas envolvidas no negócio.
Sabendo disso, mantenha o pé no chão com metas alinhadas às capacidades da empresa.
Por mais óbvio que pareça, o “R” de “relevante” é fundamental.
Tenha consciência de quais são as prioridades do momento, assim, fica mais fácil entender o que é realmente relevante para o sucesso do empreendimento agora.
E a última sigla, “T” de “temporal”, diz respeito ao prazo para atingir os objetivos.
Com uma data limite, você e seu time terão uma motivação a mais, permanecendo focados para cumprir o que foi proposto no tempo definido.
Para isso, é essencial que a meta faça parte de um cronograma e tenha responsáveis definidos.
Agora, vamos aos…
Exemplos práticos!
Vamos supor que você seja dono de um comércio alimentício.
Nesse caso, as metas smart que atendem a todos os requisitos citados poderiam ser:
• Aumentar as vendas em 15% no próximo trimestre
• Reduzir o desperdício de alimentos em 15% até o final do ano
• Diminuir o tempo de espera dos clientes em 10% no próximo trimestre
• Aumentar a presença da marca nas redes sociais em 20% nos próximos 3 meses
• Lançar 2 novos produtos por mês para impulsionar as vendas
Lembra as metas qualitativas? Esses são alguns exemplos delas, nesse mesmo contexto:
• Melhorar a avaliação do atendimento ao cliente em 5 estrelas no Google Maps até o final do ano
• Aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais em 30% nos próximos 6 meses
• Reduzir a taxa de rotatividade de funcionários em 10% até o final do ano
• Elevar o número de clientes que recomendariam o seu negócio para amigos e familiares em 20% até o final do ano
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Os segredos da fórmula
Por fim, sabemos que atingir metas não é uma “receita de bolo”.
Essa é uma tarefa trabalhosa e delicada que exige comprometimento e responsabilidade.
Sendo assim, estes são alguns “segredos” que podem ajudar nessa estruturação:
• Para objetivos complexos, crie datas para analisar e ajustar o andamento.
• Mantenha a comunicação com todos os envolvidos para evitar desencontros de informações.
• Examine as metas periodicamente para entender se elas continuam fazendo sentido para o seu negócio.
• Crie um plano de contingência para saber como enfrentar possíveis obstáculos.
Com isso, você terá mais segurança na rotina para seguir seu planejamento e atingir seus objetivos.
Esperamos que esta matéria ajude a fazer sua empresa crescer!
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