icones de meios de comunicação - assaí atacadista
Compartilhe

Meios de comunicação: vantagens e desvantagens de anunciar em cada um

Saiba os prós e contras dos meios de comunicação para anunciar seu negócio!

 

Que a divulgação é uma ação fundamental para o sucesso de uma empresa, os empresários já sabem.

Mas optar pelo veículo no qual o negócio será divulgado é um passo mais complicado do que parece.

Para embasar essa decisão é importante saber quais são as vantagens e as desvantagens dos diferentes tipos de mídia.

Confira algumas orientações do Sebrae, e aprenda mais sobre o assunto.

 

Vantagens e desvantagens dos meios de comunicação

Rádio

pessoa ouvindo rádio no carro - meios de comunicação - assaí atacadista

O rádio é um excelente meio no que diz respeito ao contato direto com o público.
 

Vantagens:

  • ● o custo por contato é baixo e os prazos de produção são curtos.
  • ● permite uma rápida concretização do planejamento.
  • ● é flexível e permite segmentar o público-alvo
  • ● é possível "regionalizar”
  • ● estar presente em várias durações e períodos de horários específicos

 

Desvantagens:

  • ● fraca demonstração e identificação com o produto

  • ● proporciona níveis de cobertura baixos

  • ● elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada

 

Internet

jovens acessando a internet pelo celular e notebook - meios de comunicação - assaí atacadista

Vantagens:

  • ● possibilidade de segmentação comportamental
  • ● comunicação interativa através de site, redes sociais, e-mail
  • ● sistemas para coletar dados dos leads e clientes com segurança
  • ● visibilidade e credibilidade da marca
  • ● reconhecimento por sites de buscas (Google, Bing, etc)
  • ● vários formatos de conteúdo (texto, vídeo, áudio)
  • ● possui métricas para alcance, visualização, entre outros

 

 

Desvantagens:

  • ● dificuldade em alcançar um público mais velho, dependendo da complexidade da divulgação
  • ● alto custo de divulgação de marketing (conforme a expectativa de resultados da campanha)

 

Leia também: 5 dicas para ser encontrado na internet

 

Televisão (TV)

pessoa assistindo televisão - meios de comunicação - assaí atacadista

Vantagens:

  • ● excelente veículo para a demonstração do produto
  • ● possibilita elevados níveis de qualidade e de alcance em todos os segmentos da população
  • ● grande flexibilidade, pois permite a seleção de vários períodos e horários em programas distintos, com diferentes durações e sob a forma de patrocínio
  • ● resultados rápidos em termos de cobertura e impacto

 

Desvantagens:

  • ● o tempo de vida de um spot televisivo é curto
  • ● elevados custos de produção, com necessidade de orçamento elevado para um impacto mínimo
  • ● obriga um planejamento a longo prazo, devido à saturação publicitária do meio
  • ● dificuldade em alcançar um alvo muito específico.

 

Mídia Impressa

pessoa lendo revista - meios de comunicação - assaí atacadista

A mídia impressa engloba jornais, revistas e demais publicações periódicas.

Vantagens:

  • ● maior tempo de exposição da comunicação ao alvo, com contato direto do público
  • ● grande flexibilidade, em termos de regionalização
  • ● possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações
  • ● não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.

 

Desvantagens:

  • ● obriga um planejamento em longo prazo, devido à saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica
  • ● baixos índices de cobertura em alguns segmentos da população.

 

Mídia Exterior

outdoor mídia exterior - meios de comunicação - assaí atacadista

Nada mais é do que outdoores, placas, sinalização, pintura de muros, entre outros.

Vantagens:

  • ● obtém elevados níveis de repetição
  • ● não requer uma atitude de recepção do consumidor para se entrar em contato com ele
  • ● excelente meio de lembrança da comunicação utilizada em outros meios
  • ● reforça o conhecimento da marca
  • ● grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma, como cartazes, painéis rotativos etc.

 

Desvantagens:

  • ● elevados custos de produção
  • ● exige um planejamento a longo prazo, devido às necessidades técnicas de produção
  • ● meio fraco para a veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas
  • ● dificuldade em mensurar o alcance

 

Marketing Direto

mulher negra abrindo uma mala direta - meios de comunicação - assaí atacadista

O marketiing direto também é conhecido como mala direta (catálogos, folhetos, folder, cartas etc.).

Vantagens:

  • ● possibilidade de contato direto, e personalizado, com o público-alvo
  • ● elevada possibilidade de segmentação do alvo a ser atingindo
  • ● a eficácia nos resultados obtidos é conseguida através da utilização de técnicas específicas de comunicação

 

Desvantagens:

  • ● escolha limitada dos alvos a serem atingidos
  • ● grandes lacunas de listagens em alguns segmentos populacionais.

 

Veja o Assaí Atacadista em diversos meios de comunicação

Encontre um atacado Assaí pertinho de você, aonde estiver!

Além de termos mais de 250 lojas espalhadas pelo Brasil, estamos presentes em diversos meios de comunicação.

Aproveite para nos seguir e acompanhar mais conteúdos informativos:

Instagram | Facebook | Twitter | TikTok | YouTube

Você também pode
gostar de:

grupo de pessoas diversas em um ambiente de trabalho - Dia do Trabalhador - Assaí Atacadista

Dia do trabalhador: 4 táticas para reter talentos

No Dia do Trabalhador, saiba como manter seus melhores funcionários!

despensa com estoque de alimentos em potes desfocado - Assaí Atacadista

Estoque de Alimentos: reduza desperdícios e aumente seu lucro!

Saiba como otimizar o estoque de alimentos do seu negócio e ter mais sucesso!

banner da receita smores com Marsh Camping Fini - Assaí Atacadista

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família.  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!