Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios
02/12/2024 - 16h
Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!
Dezembro começou abrindo oficialmente o período natalino.
Então, caso seu comércio ainda não tenha iniciado as ações de fim de ano, esse é o momento ideal!
O Natal é uma das datas comemorativas mais lucrativas, portanto, é preciso ter estratégias inteligentes para se destacar no mercado e não ser trocado pela concorrência.
Uma das formas de fazer isso é resgatar o clima mágico do Natal por meio do marketing sensorial.
Na matéria de hoje, ensinaremos o essencial para levar o encantamento natalino à sua clientela com práticas que influenciam os 5 sentidos.
Confira os tópicos que serão abordados na lista abaixo:
• A influência do marketing sensorial nas vendas
• Ações que impactam o olfato
• Como enriquecer a visão
• Trabalhando com a audição
• Os efeitos do tato e do paladar
• A Magia da Economia: simplifique sua vida com o Assaí
Saiba mais lendo até o fim!
A influência do marketing sensorial nas vendas
Já reparou como todas as lojas, sejam elas físicas ou virtuais, têm um ou mais atributos que nos chamam a atenção?
Imagine um shopping, por exemplo.
Com tantas opções, você será atraído pela que mais chama atenção.
Uma vitrine com cores e formatos chamativos, uma música agradável e até um aroma específico podem servir como uma “isca” para atrair o público.
O mesmo acontece com um site: todos os elementos são pensados intencionalmente para oferecer a melhor experiência de compra para os visitantes.
Dessa forma, o marketing sensorial usa de 1 (ou até mesmo dos 5 sentidos) para criar uma conexão com as pessoas.
Com esse estímulo, elas sentirão o desejo de estar naquele ambiente e consumir ou adquirir um produto.
É importante ressaltar que o marketing sensorial vai criar um ambiente oportuno para estimular as vendas, mas precisa estar ancorado a outras estratégias, a fim de ter um resultado expressivo no faturamento.
Leia também: Contratações temporárias no final de ano.
A seguir, falaremos sobre cada sentido e as possíveis estratégias de marketing para o Natal.
Ações que impactam o olfato
Você sabia que lembramos cerca de 35% dos aromas que já sentimos?
Um dos motivos pelos quais a memória olfativa é poderosa é que ela está vinculada às emoções e à memória.
Isso significa que você pode ter uma lembrança só de sentir um cheiro.
Quem nunca sentiu o cheiro de pão fresquinho e se lembrou do café da manhã?
Ou alguma receita conectada à sua infância ou a algum outro momento da sua vida?
Tudo isso impacta as pessoas e pode ser um fator decisivo na hora das compras.
Sabendo disso, seu negócio pode começar a investir no marketing sensorial tendo um aroma próprio para o Natal.
Doce, frutado, amadeirado ou neutro, vai depender do seu tipo de produto e cliente.
Esses fatores são essenciais para que o cheiro do seu estabelecimento desperte uma sensação positiva na clientela e crie uma atmosfera confortável.
Negócios alimentícios, como padarias, podem usar o próprio cheiro dos produtos, como pães, bolos, panetones e outras receitas natalinas, para criar um cheiro atrativo.
Como enriquecer a visão
Um dos sentidos mais explorados pelos comércios é a visão.
Diversas cores, formatos e símbolos são explorados nas vitrines de lojas, sites e redes sociais, tentando cativar o olhar do público.
No Natal, essa parte do marketing sensorial também precisa de atenção!
O clima mágico e encantador começa com uma decoração coerente com seu tipo de negócio e, claro, tipo de cliente.
Se o seu negócio vende artigos esportivos, por exemplo, você pode usar personagens como o Papai Noel na vitrine e colocar camisetas de time nele ou simular que ele esteja jogando algum esporte - ou algo semelhante - e aproveitar essa ideia até mesmo no layout de posts nas redes sociais.
Vale a pena sair do óbvio e testar decorações e até mesmo frases chamativas para fazer seu negócio brilhar.
E, por falar em brilho, usar piscas-piscas ou outros objetos de decoração também pode contribuir para o clima mágico de Natal.
Trabalhando com a audição
Como está a playlist de músicas do seu comércio?
Está no momento de atualizá-la com os principais hits natalinos brasileiros e internacionais.
Dependendo do tipo de negócio, opte por versões instrumentais, ou o ritmo “lo-fi”, para criar um ambiente mais relaxante e aconchegante.
Escolhendo os sons certos, o público pode associar seu negócio a sentimentos positivos, impactando sua decisão de compra ou até mesmo sua permanência no local.
Lembre que o volume não pode estar muito alto, para não incomodar a clientela.
A seleção dos sons também precisa ser filtrada para se adequar ao público e à época.
Tendo um sistema de som na sua loja, também é possível anunciar promoções, entre outros assuntos relevantes para os consumidores.
Os efeitos do tato e do paladar
Por fim, temos o tato e o paladar.
Apesar de serem mais desafiadores, eles ainda podem ser trabalhados estrategicamente.
O costume de “olhar com a mão” do brasileiro é uma vantagem a ser utilizada.
Afinal, a embalagem e a textura dos produtos também influenciam, já que é por meio do toque que a pessoa vai julgar o nível de qualidade de frutas, verduras, roupas e outros itens.
Uma excelente técnica para despertar a curiosidade e desejo da clientela por um item é descrever a sensação da textura.
Por exemplo, um produto leve pode passar a sensação de “estar com uma pena” ou “vestir uma nuvem”. Nesse momento, vale estimular a imaginação e abraçar o aspecto lúdico do Natal.
Em negócios alimentícios, como restaurantes, cafeterias, etc., a mobília também deve ser considerada!
Afinal, tendo assentos macios, os consumidores poderão passar mais tempo no estabelecimento, aproveitando o conforto.
Já o paladar pode ser trabalhado com a oferta de amostras grátis, brindes comestíveis e até degustações de alimentos ou bebidas.
Um biscoito de Natal com o formato dos produtos do seu negócio pode ser um bom ponto de partida.
Priorize sabores especiais e personalizados para fortalecer a sensação de que sua loja oferece uma experiência única e incomparável.
Agora que você já sabe como usar todos os sentidos, estude seu negócio, seu público e a concorrência para criar experiências multissensoriais inesquecíveis para a clientela!
A Magia da Economia: simplifique sua vida com o Assaí
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Até a próxima matéria!