amigas em uma lanchonete sendo servidos por um jovem garçom preto - fidelização de clientes
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Fidelização de clientes: 5 maneiras infalíveis

Conquiste novos consumidores com essas supertécnicas do Assaí para fidelização de clientes!

 

Você tem clientes regulares no seu negócio?

Aquelas pessoas que consideram o seu estabelecimento como um dos preferidos, então ela sempre faz compras?
 

Esses clientes são extremamente importantes para o seu negócio!

Afinal, eles têm um papel importante para a reputação do seu comércio, além de ajudarem na divulgação, fazendo com que mais pessoas se tornem clientes.
 

Se o seu negócio está precisando aumentar a clientela fiel, esta matéria é para você!
 

No conteúdo de hoje, separamos 5 maneiras infalíveis para fidelização de clientes.

Continue lendo a matéria para conferir e compartilhe com outros empreendedores, se gostar.
 

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Vantagens de se ter um plano de fidelização de clientes

Ter uma base de clientes que confiam no seu negócio “de olhos fechados” é fundamental para o sucesso do seu negócio em longo prazo.
 

Mas, para conquistar essas pessoas, é necessário ter uma estratégia.

Entre as várias vantagens de um plano de fidelização de clientes, encontram-se:

  • • retenção de clientes

  • • aumento nas vendas recorrentes

  • • menos custos para aquisição de novos clientes

  • • recomendações boca a boca
     

Cultivando esse relacionamento com o cliente, você também melhora a percepção do seu negócio no mercado, destacando-se da concorrência.

 

Leia também: Fidelização de clientes é o caminho para o sucesso.

 

A seguir, vamos te mostrar as 5 formas de fazer isso, a fim de que você crie seu plano de ação.

 

 1 - Programa de fidelidade

Começando pela técnica mais popular no quesito de fidelização.
 

O programa de fidelidade nada mais é do que um sistema de recompensa.

Isso significa que, quanto mais o cliente comprar, mais benefícios exclusivos ele terá.

Ou, quanto mais pessoas se tornarem clientes por sua recomendação, mais prêmios, etc.

 

Para que essa estratégia dê certo, ela precisa ser vantajosa e atraente para conquistar o cliente.

Então, algumas das opções de recompensas são:

  • • cashback

  • • mimos gratuitos

  • • cupons de descontos especiais
     

Entre outras vantagens.
 

Lembrando que você precisa estruturar muito bem a campanha para o cliente entender como participar.

Então, estipule regras, prazos, valores e outros detalhes relevantes para a participação da pessoa.

 

A dica é conhecer seu público e entender do que ele gosta.

Essa deve ser a base de toda a sua estratégia.

 

2 - Atendimento personalizado

atendente em um comércio de bebidas - fidelização de clientes - Assaí Atacadista

O atendimento faz toda a diferença para as pessoas!

Se um atendimento ruim pode prejudicar a reputação do seu negócio, um atendimento melhor do que o esperado impacta ainda mais o consumidor.
 

Por isso, recomendamos que você invista em um atendimento personalizado.

Invista em capacitação para toda a equipe, independentemente do segmento do seu negócio.

Afinal, eles estarão lidando com o cliente diretamente e estarão representando o negócio, precisando passar a melhor impressão possível.

Nesse momento, a sensibilidade e empatia são ótimos aliados para um tratamento VIP.

 

Manter um bom relacionamento de confiança com os clientes é uma das formas de fazer essa estratégia funcionar.

Você sabe o nome e o aniversário dos seus clientes regulares, por exemplo?

Parece bobo, mas a maioria das pessoas adora ser reconhecida.

Ganhar um mimo no dia do aniversário, então, melhor ainda!
 

Então, entenda bem quais são as necessidades do seu cliente, procurando fazer sempre um pouco a mais do que o esperado.

A meta é que seu cliente seja surpreendido sempre que for no seu estabelecimento.

 

Pode ter certeza de que, se ele se sentir querido, voltará a comprar no seu negócio.

 

3 - Experiências exclusivas 

Esse é um complemento do tópico anterior.

Afinal, a experiência dos clientes também influencia na percepção do seu negócio.
 

Depois do atendimento, ter uma experiência diferente de qualquer outro lugar faz com que a pessoa se sinta mais motivada a comprar novamente. 

 

Então analise seu público, seu serviço/produtos e pense:

“O que só o meu negócio pode oferecer”?
 

É nessa hora que você usa o diferencial ao seu favor. 

Uma cor, formato, conceito diferente pode ser o que seu cliente precisa para criar um vínculo com seu comércio.

 

4 - Canais de comunicação

pessoas segurando celular com a mão - fidelização de clientes - Assaí Atacadista

A comunicação é um dos pilares de qualquer negócio bem-sucedido.
 

Quando se trata de fidelização, a comunicação também tem um papel importante para passar confiança e transparência aos clientes.

 

Então, procure um site, redes sociais, telefones, e-mails e endereços sempre atualizados.

Dependendo do tipo de negócio, invista também em meios de comunicação offline, como banners, flyers, fachada da loja atrativa, material promocional, entre outros.

 

Use todos os canais que estiverem disponíveis para divulgar seus produtos/serviços.

Divulgue promoções, formas de pagamento, entre outras informações que podem ser atrativas.

 

Outra forma efetiva na fidelização de clientes é manter o contato após as compras.

Então use o meio de comunicação que o cliente mais utiliza para mandar mensagens personalizadas baseadas em produtos que ele já comprou anteriormente, por exemplo.

 

Claro que sem excesso, para evitar se tornar inconveniente.

Lembre que o marketing anda de mãos dadas com as vendas!

 

5 - Valorize o feedback

Por fim, por mais que o cliente nem sempre tenha razão, sua opinião é valiosa!

 

Então, crie um canal aberto onde os clientes se sintam confortáveis em expor suas opiniões.

SAC, ouvidoria e pesquisas de satisfação são as ferramentas essenciais para essa tarefa.

 

Ouvindo seu público, é possível identificar os pontos de melhoria do seu negócio, refinando suas estratégias para os clientes ficarem cada vez mais satisfeitos.

 

Esperamos que você tenha gostado das dicas!

Aplique no seu negócio, e veja na prática como conquistar clientes fiéis não é uma missão impossível.

 

Uma dica de ouro pra encerrar: tenha paciência e teste vários métodos diferentes.

Afinal, não existe uma receita de sucesso ideal pra todos os negócios.

Mas existe o que funciona pra sua realidade, e agrada seus clientes.

 

Dito isso, desejamos muito sucesso pro seu negócio!

Conte com o Assaí pra economizar, e aprender a ter um comércio mais lucrativo.

 

Quer mais dicas estratégicas sobre o assunto?

Então você também vai gostar desta matéria: 6 estratégias criativas para fidelizar clientes.

 

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