homem branco cliente em uma loja fazendo compras sorrindo - experiencia do cliente - Assaí Atacadista
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Experiência do cliente: como pequenas ações geram grande impacto?

Revolucione seu negócio priorizando a experiência do cliente!

 

Já parou para pensar como seus clientes se sentem em relação ao seu negócio?

Essa questão não pode fugir do seu radar, afinal, a experiência do cliente é um dos principais pilares de qualquer negócio bem-sucedido e lucrativo.

Quanto mais positiva for a percepção dos consumidores em relação à sua marca/empresa/produtos, melhor para os negócios.

 

Mas, para isso, é preciso ficar atento aos detalhes, que fazem toda a diferença.

Ficou com vontade de descobrir o que é CX e aprender para aplicar no seu negócio?

Então esta é a matéria certa para você! Veja o que falaremos ao longo da matéria:

  • • Entendendo a importância da experiência do cliente

  • • Ações ideais para lojas físicas

  • • Práticas indispensáveis para comércios online

  • • Como mensurar os resultados?

  • • Viva grandes experiências com o MAIOR aniversário do Assaí

 

Aproveite a leitura até o final para não perder nenhuma informação.

 

banner com moedas vetoriais em um fundo azul e laranja falando sobre os benefícios do cartão passaí - Assaí atacadista - experiência do cliente

 

Entendendo a importância da experiência do cliente

Quando o assunto é experiência do cliente, as pessoas costumam pensar no atendimento.

Esse pensamento não está completamente errado, afinal, ele faz parte, mas não se resume a só isso.

 

O conceito de “experiência do cliente”, do inglês “Customer Experience - CX”, diz respeito a todo contato que os consumidores (ou possíveis consumidores) têm com uma marca.

 

Redes sociais, site, loja online e física, canais de suporte, WhatsApp, aplicativos, etc.

Esses e outros fatores influenciam e podem ajudar ou prejudicar o processo de compra.

Os dados comprovam essa realidade, já que, segundo a PwC, 73% dos consumidores consideram a experiência na hora de decidir comprar. 

 

Nisso, os clientes podem sair felizes e satisfeitos, recomendando seu negócio para outras pessoas, como mostra o relatório da Zendesk.

A pesquisa também mostrou que as consequências de uma experiência negativa podem ser graves, pois, nesse caso, os clientes preferem parar de comprar, visitar a concorrência e ainda indicar para outras pessoas que também não comprem.

 

Por esse motivo, você precisa investir em melhorar a experiência da clientela!

 

Leia também: Assaí fecha navio exclusivo para 3 mil clientes.

A seguir, iremos dar dicas de como fazer isso na prática. Continue lendo para conferir!

 

Ações ideais para lojas físicas

mulher asiática sendo atendida por outra mulher em uma cafeteria - experiência do cliente - Assaí Atacadista

Com novas tendências de mercado e preferências dos consumidores, as lojas físicas precisaram se reinventar para continuar atrativas.

Pesquisas indicam que o cenário continua positivo para as lojas físicas varejistas, já que elas vêm crescendo pelo terceiro ano consecutivo (2023).

 

Isso significa que está na hora de caprichar na loja para manter seus consumidores interessados.

 

Para isso, comece organizando a loja de forma estratégica.

Deixe espaço suficiente para as pessoas conseguirem ver todos os itens, identificando produtos para o cliente ter mais autonomia.

Nesse caminho, coloque os itens queridinhos próximos do caixa e em outras zonas quentes da loja.

 

Além disso, use decorações, fragrâncias, luzes e outros itens que estimulem os sentidos do consumidor.

Criando um ambiente confortável, você poderá atrair mais visitantes e compradores, fazendo com que eles não sintam vontade de sair.

Ter ambientes “instagramáveis” também é uma ótima opção, mas com moderação, para não tirar o foco da compra.

 

As ações básicas também impactam! 

Então não se esqueça de cuidar da higiene e do bom atendimento dos funcionários.

 

Práticas indispensáveis para comércios online

mulher negra empreendedora alegre escrevendo em uma caixa em um escritório - Assaí Atacadista - experiência do cliente

Já para e-commerce, a experiência se faz ainda mais necessária.

Isso porque o site - ou plataforma de venda do seu negócio - precisa ser prático, informativo e rápido, a fim de que o cliente encontre o que precisa com facilidade.

 

Imagens, valores, quantidade, tamanho, datas, horários, endereços e outras informações precisam ser fáceis de ler e achar, então escolha bem a plataforma.

Use banners personalizados para divulgar eventos, promoções, entre outros conteúdos relevantes, mas nada em excesso, para não se tornar um incômodo.

Se possível, inclua um chatbot ou chat de atendimento virtual para a pessoa conseguir tirar dúvidas caso sinta a necessidade. 

 

Outras estratégias virtuais a que qualquer loja pode aderir são:

  • • E-mail marketing personalizado com o nome da pessoa

  • • E-mail marketing com informações relevantes sobre os produtos e serviços

  • • SMS, WhatsApp ou e-mail com mensagem de aniversário e um mimo ou cupom

  • • Mensagem para entender a satisfação do cliente após a compra

 

Agora, se você quer investir na experiência das redes sociais, recomendamos as matérias:

 

Como mensurar os resultados?

pessoa branca com blazer amarelo segurando um papel com gráficos - Assaí Atacadista - experiência do cliente

Não adianta colocar em prática várias ações e não acompanhar o desempenho, não é mesmo?

 

Para entender o que tem feito sentido e se os resultados estão positivos, é possível fazer o seguinte:

  • • Fazer pesquisas de satisfação com a clientela periodicamente

  • • Pedir avaliações após cada atendimento, virtual ou presencial (NPS - CSAT)

  • • Abrir um espaço para feedback para ouvir as opiniões dos consumidores

  • • Olhar a porcentagem de clientes que voltaram para comprar

  • • Verificar aumento no tempo de navegação no site

 

Teste essas dicas no seu comércio e compartilhe para que mais empreendedores aprendam!

Você também pode gostar da matéria: O que é nicho de mercado e qual é a importância de definir o seu?

 

Viva grandes experiências com o MAIOR aniversário do Assaí

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