Black Friday: 5 estratégias para pequenos negócios
15/11/2023 - 07h
Veja como aproveitar a Black Friday no seu negócio e lucrar ainda mais!
Está chegando o dia mais esperado para negócios e consumidores deste mês, a Black Friday.
Você provavelmente já conhece, mas, caso não, a gente te explica.
Na última sexta-feira do mês de novembro, negócios dos mais diversos segmentos oferecem aos clientes descontos e promoções exclusivas por preços ainda mais acessíveis.
Quer aprender a usar a data a favor do seu negócio?
Então leia a matéria completa e confira as dicas que preparamos para você criar seu plano de ação e se preparar!
Black Friday e suas oportunidades para lucrar
Dados comprovam que o evento faz sucesso entre clientes e empreendedores. Veja:
• 67% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday
• 1 a cada 4 consumidores esperam gastar mais de R$ 1.000 em compras
*Dados de uma nova pesquisa do Google.
• Aumento de 13,8% no número de pedidos de alimentos e bebidas
*Dados da pesquisa “Panorama do Consumo na Black Friday 2023”, da Globo.
As pesquisas também indicam que a maioria dos consumidores não tem em mente uma loja específica, o que é uma baita oportunidade para pequenos e médios negócios se destacarem.
Mas, para conquistar a atenção do público, é preciso ser estratégico!
Pensando nisso, trouxemos 5 dicas essenciais para você aplicar ao seu negócio e lucrar.
Aprofunde-se no assunto: Gatilhos mentais: o que são e como usá-los na Black Friday?
Confira as dicas a seguir!
1 - Marketing antecipado para Black Friday
A maioria dos consumidores começa a pesquisar sobre a Black Friday com 1 mês de antecedência.
Que tal usar essa expectativa a favor do seu negócio?
Investindo em marketing, por exemplo, você pode deixar os clientes mais empolgados para a data.
Aqui vão algumas ações de marketing que podem ser realizadas para isso:
• contagem regressiva no site, aplicativo e lojas físicas
• conteúdo nas redes sociais
• campanhas de e-mail marketing e WhatsApp
• anúncios pagos nas redes sociais
• parcerias estratégicas com influenciadores/criadores de conteúdo/outras marcas
• condições exclusivas, como produtos exclusivos, frete grátis e descontos
Quanto antes você começar, mais chances de deixar seus clientes animados para comprar.
2 - Destaque seu negócio na Black Friday
Além das ações que comentamos no primeiro tópico, seu negócio precisa ser inovador pra se destacar.
Sendo assim, utilize o diferencial do seu negócio para ter uma vantagem competitiva.
Esse é o momento ideal para explorar aquilo que só o seu negócio tem.
Pode ser conteúdo atrativo, produtos e serviços diferenciados.
A criatividade e o orçamento são o limite!
Mas não se esqueça de que o foco é conquistar mais clientes.
Então, antes de promover qualquer ação “diferentona”, conheça e entenda bem quem é o seu público-alvo e se isso realmente vai causar um impacto positivo.
3 - Promoções especiais e ofertas personalizadas
Pode parecer até óbvio, mas é importante ressaltar, afinal, é isso que o público espera ver.
Nada de reciclar promoções antigas e ofertas que os consumidores podem ver em qualquer momento do ano.
Seja inovador e surpreenda seus clientes com promoções irresistíveis, como:
• premiar os clientes que comprarem acima de valor X
• ofertas personalizadas para quem possui o aplicativo
• programa de indicação e recompensas
• pré-venda exclusiva para clientes regulares
• condições exclusivas para clientes antigos
Entre outros benefícios atrativos.
Lembre-se de escolher produtos que já tenham uma margem de lucro grande para evitar ficar no vermelho.
Uma boa forma de criar uma promoção legal é estudar bem o mercado.
Veja como as grandes empresas atuam, qual é a estratégia de negócios do exterior e aplique o que mais fizer sentido para o seu público e realidade.
Aproveite o momento também para fazer uma queima de estoque nos itens que estão parados.
Dessa forma, é possível recuperar pelo menos o que foi gasto na compra dos produtos.
4 - Foco na experiência do cliente
Ainda na questão de destaque, na Black Friday, seu negócio precisa fazer o cliente se sentir como um “rei”.
Isso significa que toda a equipe de atendimento precisa estar preparada para atender as pessoas da melhor forma possível.
Principalmente para resolver problemas com pedidos, produtos, etc.
É extremamente importante que a maioria dos compradores tenha uma experiência positiva com o seu negócio, afinal, pode ser o primeiro e último contato com ele.
Além de ter um bom planejamento para que todos os meios de comunicação do negócio estejam na temática, on e offline.
Então, se você tem uma loja física, invista em uma decoração estratégica, principalmente por meio de zonas quentes, chamando atenção para determinados produtos.
5 - Planeje o acompanhamento pós-campanha
Por fim, o planejamento da sua campanha precisa ir além do dia da Black.
É nesse momento que entra o acompanhamento do cliente no pós-venda.
O objetivo é que ele se torne um consumidor regular, então, ações de relacionamento são fundamentais para a estratégia do seu negócio.
Algumas das ações pós-campanha que seu negócio pode fazer são:
• pesquisa de satisfação da experiência, atendimento, campanha
• solicitação de avaliação do produto
• reclamações e soluções de problemas
• cupons de desconto
• mensagem/e-mail/cartão/mimo de agradecimento
Mas cuidado para não pecar com o excesso e acabar sendo intrusivo!
Tenha moderação para não irritar o consumidor.
Esperamos que você aproveite bem as dicas e venda muito na Black Friday.
Caso não consiga se planejar para este ano, não tem problema!
Salve a matéria para estudar e se preparar para o próximo ano.
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