Empreendedorismo social: soluções que impactam positivamente
07/10/2024 - 11h
Saiba o que é o empreendedorismo social, qual é a sua importância e como ele transforma a sociedade!
Diariamente, milhares de notícias em jornais e revistas mostram como a sociedade é afetada por diferentes tipos de desigualdade e injustiças sociais.
Em meio a isso, surgem pessoas inconformadas que veem uma oportunidade para fazer o bem e mudar a realidade de quem precisa.
O que antes era visto como um trabalho para ONGs (Organizações Não Governamentais) e organizações governamentais, hoje, também é uma causa abraçada pelo mundo dos negócios com o “empreendedorismo social”.
Na matéria de hoje, te convidamos a descobrir como o empreendedorismo pode ser transformador, gerando um impacto positivo no mundo.
Ao longo do conteúdo, falaremos sobre:
• Empreendedorismo social: uma nova forma de empreender
• Trabalhando com propósito
• Tipos de negócios sociais
• Explorando novos segmentos de mercado
Ficou curioso para saber mais? Continue lendo para conhecer!
Empreendedorismo social: uma nova forma de empreender
O empreendedorismo social nada mais é do que uma empresa focada em apresentar novas soluções para combater desafios sociais, melhorando a qualidade de vida de determinado grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para iniciar esse tipo de negócio, é preciso seguir 3 passos, sendo eles:
1 - Diagnosticar o problema
O primeiro passo é entender qual situação precisa ser resolvida.
Existem muitas opções para serem trabalhadas, como, por exemplo, facilitar o acesso à cultura, lazer e educação para pessoas de baixa renda.
Normalmente, o público-alvo é composto de pessoas que, por algum motivo, são desfavorecidas e não têm acesso nem condições de sair dessa situação.
2 - Encontrar a oportunidade
Nessa etapa, a pessoa precisará pensar em uma solução criativa.
Para isso, é preciso usar conhecimentos em gestão empresarial, comunicação, entre outras habilidades, para criar a proposta de valor da empresa.
É importante ressaltar que um empreendimento social precisa ser financeiramente viável e sustentável.
Então, é possível combinar a venda de produtos e serviços para arrecadação e doação, por exemplo, além de contar com o apoio de outras instituições e investidores.
3 - Mudar a realidade
Com a estrutura do negócio feita, o “último passo” é iniciar a operação e se tornar um agente transformador da sua comunidade.
Leia também: 3 regras para empreender nos negócios de alimentos.
A seguir, abordaremos outras características importantes para o empreendedorismo social funcionar.
Trabalhando com propósito
Diferentemente de empreendedores tradicionais, que têm como propósito o lucro, um empreendedor social tem uma motivação diferente.
Eles são movidos pela empatia e insatisfação, tendo como missão ajudar a mudar a vida de outras pessoas de alguma forma, acima de tudo.
Isso significa que as métricas de sucesso e realização dessas empresas são baseadas na satisfação e na transformação da população que está sendo atendida.
Tipos de negócios sociais
Como falamos na introdução, um empreendedor social pode escolher várias frentes de atuação. Entre elas, estão: moradia, meio ambiente, direitos humanos, igualdade de gênero, etc.
Para te ajudar a entender quais são os tipos de negócios dessa área, veja os exemplos abaixo:
• Tom’s Shoes - seu modelo de negócio usa a compensação cruzada, ou seja, a cada par de sapato vendido, outro é doado para crianças de países em desenvolvimento.
• Rede Asta - programa de aceleração que conecta empresas a mulheres artesãs, ajudando na sua capacitação profissional para trabalhar com arte.
• Adaptssurf - o projeto conta com a parceria de instituições ligadas ao esporte, promovendo a adaptação do surfe para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Além de empresas 100% voltadas para o atendimento social, ainda existem projetos e programas que fazem parte de uma empresa, mas sua atuação é social.
Esse é o caso da Academia Assaí, um programa do Assaí Atacadista e do Instituto Assaí.
Nele, a capacitação de pequenos empreendedores do setor alimentício é simplificada por meio de cursos e conteúdos gratuitos sobre a área.
Salve para ler depois: Empreendedor: aumente suas vendas com as datas comemorativas!
Explorando novos segmentos de mercado
Viu só como as possibilidades são diversas?
E tem mais: usando o senso de solidariedade, eles encontram cada vez mais segmentos para atuar e transformar, colaborando para a criação de uma sociedade mais justa.
Algumas das pautas mais populares em 2024 são as mudanças climáticas e a agricultura sustentável, portanto, as empresas sociais têm buscado novos meios de preservar o meio ambiente, além de fortalecer pequenos produtores.
Sendo assim, para ter novas ideias, um empreendedor não precisa procurar longe, basta observar com cuidado a realidade da sua comunidade e ver que as oportunidades de fazer a diferença estão ali.
Gostou deste conteúdo? Não se esqueça de compartilhar com mais pessoas!
Também indicamos a leitura desta matéria: Como aprender a usar reels e stories para o seu negócio.
Donos da segunda Assaí: encha o estoque, economize e concorra!
Para você que ficou até o final, queremos lembrar que toda segunda é dia de ofertas para comerciantes no Assaí Atacadista.
Isso mesmo, são diversos setores com os produtos de qualidade que seus clientes merecem - e o melhor: com preços baixos para caber no seu orçamento!
Veja as ofertas acessando: assai.com.br/ofertas.
Lembrando que, cadastrando-se no Aniversário Assaí 50 Anos*, suas compras podem te fazer concorrer a um show de prêmios! Clique aqui e saiba como participar.
Quer mais conteúdos sobre empreendedorismo? Então continue explorando o Blog Assaí.
*Promoção válida até 30.11.2024. Consulte condições de participação, regulamentos e Certificados de Autorização no site www.aniversarioassai.com.br.