O que é ser um consumidor consciente?
11/06/2019 - 14h
Atitudes do cotidiano, como a reciclagem, são fundamentais para ser um consumidor consciente
Você é um consumidor consciente? A preservação dos recursos naturais depende, cada vez mais, do respeito dos seres humanos à própria vida na Terra.
De maneira simples, o princípio do consumo consciente é o dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Ou seja, consumir menos produtos com alto potencial de oferecer riscos à natureza, reaproveitar tudo aquilo que não for descartável e transformar materiais diversos em matéria-prima para outros produtos.
Comece hoje
Ao adquirir um produto, o consumidor sabe que seus atos têm impacto na sociedade por meio do seu ato de consumo. Por meio de cada ato, o consumidor busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade.
O consumo consciente pode ser praticado no dia a dia, por meio de gestos simples que levam em conta os impactos da compra, do uso ou do descarte de produtos.
O Blog Assaí separou 5 passos para você alcançar agora mesmo o consumo consciente. Confira abaixo:
1 – Planeje suas compras
Não compre por impulsividade! Faça um planejamento antecipado. Assim, além de comprar os melhores produtos, você ainda economiza!
2 – Use sacolas retornáveis
A decomposição de sacolas plásticas leva séculos. Por isso, sempre que possível, utilize sacolas que sejam retornáveis ou bolsas no estilo ecobags!
3 – Valorize a responsabilidade social das empresas
Não opte apenas pelo preço dos produtos, valorize as empresas que pensam de maneira consciente em relação à sociedade e ao meio ambiente.
4 – Separe o lixo
Esse pequeno hábito contribui para a preservação de recursos naturais e também reduz a degradação ambiental.
5 – Estimule o consumo consciente
Divulgue para seus familiares, amigos e pessoas mais próximas. Sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente.
Portanto, ser um consumidor consciente significa dedicar um tempo maior para pensar antes de tomar qualquer decisão de compra, considerando se a aquisição daquele produto é realmente necessária e levando em conta questões como meio ambiente, saúde humana e animal, relações de trabalho e questões de preço e marca.
Assim, o consumidor consciente contribui de forma voluntária, cotidiana e solidária para a garantia da sustentabilidade da vida no planeta.
Continue acompanhando o Blog Assaí e fique por dentro de mais dicas como estas e outros diversos assuntos. Seja um consumidor consciente!