Delivery natalino: práticas para oferecer experiências mágicas
16/12/2024 - 13h
Descubra estratégias para melhorar as entregas de Natal do seu negócio e supere a concorrência com excelência!
Você sabia que o mês de dezembro é um dos mais importantes para o e-commerce?
O motivo é o novo formato de compra que se tornou fundamental para os negócios: o delivery.
Isso porque há quem prefira evitar as lojas cheias, de forma a economizar o tempo que seria gasto em filas comprando online.
O fator “comodidade” não é mais um diferencial e, sim, uma obrigação para os comércios que não querem ficar para trás e se adequar aos novos comportamentos dos consumidores.
Por esse motivo, as vendas online tendem a aumentar no período de Natal, o que significa que seu estabelecimento precisa estar preparado para não ser “só mais um”!
Felizmente, trouxemos dicas que servirão como um guia para você melhorar a experiência dos clientes e, consequentemente, vender mais.
Confira abaixo uma lista com os principais assuntos desta matéria:
• Conquistando a clientela com o delivery natalino
• Brindes especiais
• Embalagens personalizadas
• Promoção de fim de ano
• Garanta produtos natalinos com antecedência no Assaí
Aproveite a leitura e não se esqueça de compartilhar após ler até o final!
Conquistando a clientela com o delivery natalino
O último mês do ano traz um acúmulo de necessidades, afinal, as pessoas precisam de mais alimentos, produtos para decorar, presentes para amigos e familiares, roupas novas, etc.
Com isso, as empresas que possuem um e-commerce recebem uma alta demanda de pedidos de delivery natalino. Algumas vezes, até nos dias que antecedem o Natal e o Ano-Novo, já que imprevistos ocorrem.
Mas, para ter um negócio bem-sucedido nesse período, todos os desejos da clientela necessitam ser antecipados, para que tudo ocorra da melhor forma possível.
Para isso, o ideal é, a partir de outubro, no mais tardar novembro, seu negócio faça as seguintes ações:
• Projeção do volume de vendas para o Natal
• Revisão do processo de última milha (last mile)
• Atualização do sistema de logística e controle de estoque
• Definição de processos para lidar com logística reversa (devoluções)
• Otimização de processos internos, simplificando a cadeia de suprimentos
• Embalagens e pacotes reforçados para garantir a integridade de produtos frágeis
Com isso, seu negócio terá mais segurança de que a temporada de delivery natalino não sofrerá atrasos, entregando os produtos no prazo estipulado.
Afinal, a entrega ágil é uma das principais motivações do público que compra online, impactando diretamente a opinião do cliente sobre a marca e sua decisão de ser um cliente recorrente.
Salve para ler depois: A importância do delivery para os negócios.
Mas sair do básico é o que destaca seu negócio no período natalino!
Por isso, continue lendo para aprender estratégias que não podem faltar.
Brindes especiais
Quem não gosta de receber um “mimo”, não é mesmo?
Além de entregar o produto solicitado, envie um brinde gratuito!
Mesmo sendo simples, um gesto assim faz o cliente sentir-se valorizado.
Dessa forma, ele terá uma boa lembrança da marca e terá outra motivação para comprar outra vez.
Não sabe com o que presentear? Aqui vão algumas sugestões:
• Bolacha artesanal decorada
• Chaveiro com símbolo natalino
• Porta-copos ou jogo americano personalizado
• Minivela aromática com fragrância natalina
• Enfeite de árvore de Natal exclusivo da loja
• Cartão de Natal acompanhado de uma receita natalina
• Ímã de geladeira com símbolo de Natal e/ou da marca
Lembre que o brinde precisa conversar com a data, mas sendo coerente com o público e o tipo de produto.
Embalagens personalizadas
A expectativa de receber a encomenda já é grande, imagine então o tamanho do impacto positivo se o pacote estiver personalizado?
Os pacotes e caixas utilizados também fazem parte da experiência de compra, então vale a pena investir um pouco mais, incrementando-os com:
• Laços colados ou amarrados
• Embalagem com estampas natalinas
• Adesivos com símbolos e frases de Natal, como “Aprovado pelo Papai Noel”
Uma boa ideia é criar uma embalagem multiuso, que poderá ser reutilizada. Essa é uma prática sustentável que também funciona como um diferencial!
Uma caixa decorada, por exemplo, poderá ser utilizada como uma caixa organizadora.
Já uma sacola reforçada se transformará em um tipo de “ecobag”.
Dê uma forcinha aos clientes e deixe um cartão ou bilhete informando a novidade.
Promoção de fim de ano
Independentemente da época, as pessoas querem economizar.
Portanto, ter promoções e descontos também influenciará positivamente a experiência.
Quando se trata de delivery natalino, as ideias a seguir podem ser efetivas:
• Promoção leve 2, pague 1
• Ofertas exclusivas do dia
• “Na compra do item X, ganhe o item X”
• “A cada X reais em compras, ganhe um super item X”
• Descontos em combos de produtos presenteáveis
O gatilho mental de ganho ou benefício incentivará seu cliente a comprar.
Com essas dicas, seu negócio poderá criar uma estrutura sólida e faturar no Natal!
Se essas dicas foram úteis para você, compartilhe com mais pessoas.
Desejamos boas vendas e muita prosperidade para o seu comércio.
Garanta produtos natalinos com antecedência no Assaí
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