Sete dicas para a prevenção de perdas
27/07/2015 - 18h
Pequenos comerciantes devem ficar atentos às perdas em seus pontos de venda, que impactam nos negócios e podem comprometer boa parte do lucro. Segundo os especialistas, há estratégias e mecanismos a serem adotados no estabelecimento para minimizar esse problema. Algumas medidas de prevenção são simples e outras exigem um pouco mais de investimentos, mas valem a pena para evitar que seus ganhos desçam pelo ralo sem que você perceba.
As perdas nos estabelecimentos comerciais ocorrem por vários motivos, como a falta de controle das compras. Fabiano Nagamatsu, consultor de negócios do Sebrae-SP observa que, às vezes, o empresário não se planeja e pede mais mercadorias do que precisa. Alguns não se atentaram para o fato de que não podem devolvê-las ao fornecedor.
"Estoque é dinheiro, mas não faz parte da cultura do microempresário controlá-lo bem. Ele até sabe que se trata de algo importante, mas prefere olhar mais para o capital de giro do que para essa área, que pode se converter em dinheiro parado", adverte o consultor do Sebrae.
Anote sete dicas, propostas pelo consultor, para a prevenção de perdas:
- Converse com seu cliente para saber se ele encontrou tudo o que desejava no ponto de venda. Pode ser que algum item não tenha sido encontrado por estar mal exposto.
- Faça uma inspeção periódica para listar produtos estragados.
- Fique alerta a furtos, principalmente os pequenos e com alto valor agregado.
- Cuidado com as trocas de mercadorias. O ideal é seguir a política do fornecedor para evitar que a perda de produtos inviáveis seja do estabelecimento.
- Adote um controle detalhado de recebimento de mercadorias, com sistema de conferência e registros das irregularidades.
- Observe a movimentação do estoque e acompanhe os prazos de validade. Os que vencem primeiro devem ficar na frente.
- Procure fazer inventários semanalmente para ter uma visibilidade das suas vendas.