Plano de evacuação garante preparo em casos de emergência
24/07/2015 - 14h
Estar pronto para garantir a segurança de clientes e funcionários é fundamental em estabelecimentos de todos os tamanhos
Sua equipe está preparada para agir diante de uma emergência? Ninguém espera que situações de risco aconteçam, mas ainda assim é fundamental estar pronto para tomar as decisões corretas em casos extremos. Agir da maneira certa elimina riscos às pessoas e ao estabelecimento. Um plano de evacuação é uma forma de garantir que todos saberão o que fazer, caso isso ocorra.
Antes de qualquer coisa, os extintores de incêndio são obrigatórios em todos os estabelecimentos e precisam estar em dia e estrategicamente posicionados. Cada tipo é direcionado a um determinado grupo: combustíveis comuns, líquidos inflamáveis e equipamento elétrico. A fiscalização destes equipamentos é feita pelo corpo de bombeiros e pela vigilância sanitária.
Repasse a sua equipe os passos para evacuação em caso de incêndio
- A equipe deve entrar em contato com o corpo de bombeiros e manter a calma.
- De acordo com os ambientes do estabelecimento, as equipes devem estar preparadas para evacuar os seus setores.
- Deve-se manter a calma e não usar palavras que causem pânico, mas sim algum código como: “Tem maresia na cozinha”. Evitar pronunciar a palavra fogo, pois pode assustar os clientes.
Fonte: Sebrae