Marketing Digital como ferramenta de engajamento para o seu negócio
16/05/2017 - 18h
Saiba como as estratégias de Marketing Digital podem fazer a diferença na sua empresa
Em uma era em que o usuário recebe bombardeios de informações a cada segundo, a consciência sobre a importância das estratégias de Marketing Digital não é prioridade apenas das grandes marcas. Os pequenos negócios, como mercearias, food trucks, lanchonetes, pastelarias e restaurantes de pequeno porte, por exemplo, podem se destacar utilizando corretamente as mídias online.
Segundo o IBGE, no Brasil são 36,8 milhões de domicílios que acessam a internet pelo celular, que se tornou a principal forma de acesso à rede dos brasileiros. O levantamento pontua a importância das estratégias de Marketing Digital como ferramenta de comunicação para acompanhar mudanças nos costumes dos usuários e suas tendências, além de ter um canal de rápido contato com o seu cliente.
Em um mundo no qual a Internet é o centro das relações, não estar nela é o mesmo que não existir. E é por isso que o online influencia tanto o comportamento do consumidor.
Agora você deve estar se perguntando onde entra o seu negócio e como você pode potencializá-lo com o Marketing Digital. É um cálculo simples de explicar: um espaço com métricas concisas, com baixo investimento e um resultado palpável.
Parece que o jogo virou!
Hoje em dia uma fanpage, espaço específico dentro do Facebook direcionado para qualquer organização com ou sem fins lucrativos que desejem interagir com os seus clientes dentro da plataforma, pode impactar mais gente com um custo mais baixo. Mais barato que a impressão de um flyer, por exemplo. Além dos fatores orgânicos, que variam de acordo com o público, a praticidade do Marketing Digital dimensiona uma segmentação mais assertiva.
Para quem está começando e não tem nenhuma noção do mundo online, o ideal é sempre pesquisar. Ou procurar ajuda especializada, pelo menos no primeiro momento. Assim, o primeiro passo é desenvolver um plano de Marketing Digital compatível ao segmento de atuação do seu negócio.
As estratégias
Dentro do planejamento de marketing digital, você conseguirá organizar seu plano de negócio a identificar o público-alvo. Além de identificar os impactos com os retornos destas estratégias. Uma dica importante é sempre buscar por empresas que são referência nas redes. O objetivo é analisar quais estratégias também podem ser aplicadas para o seu negócio.
Avalie também a possibilidade de usar as redes sociais como ferramentas de SAC. Segundo pesquisa do TechTudo de 2016, o Facebook é disparado a maior rede social do mundo. São 1.590.000.000 de contas ativas na plataforma. Esse dado corresponde a 45% de toda a população brasileira, segundo o IBGE. Com essa quantidade de usuários, as redes podem ser um canal rápido e efetivo de comunicação com o seu cliente. Para isso, é fundamental elaborar diretrizes de comunicação, principalmente em casos de reclamações. Formule respostas que podem ser usadas na maioria dos casos e adapte a mensagem ao caso de cada cliente.
Para quem já tem um negócio, a experiência no setor fará toda a diferença. Por conhecer o mercado, o público e seus interesses, basta mapear os canais do marketing digital. Assim, você está presente e desperta o interesse em seu produto ou serviço.
Cursos gratuitos com foco em Marketing Digital
O Facebook, por meio da plataforma Blueprint, disponibiliza inúmeros cursos gratuitos sobre Marketing Digital. Os cursos oferecem melhores práticas para potencializar seu negócio no Facebook e Instagram. Confira o catálogo completo: Facebook Blueprint
O Blog Assaí Bons Negócios separou cinco cursos que podem te ajudar a dar o primeiro passo no mundo digital. Com duração de aproximadamente 15 minutos, as aulas podem ser feitas em português e inglês.
Introdução às Páginas do Facebook
Ter uma Página do Facebook é a primeira etapa para dar à sua empresa uma voz no Facebook. Este curso mostrará a você como uma Página do Facebook ajuda a contar suas histórias e a conectar-se com seu público.
No Instagram, a sua mensagem alcança os consumidores no lugar onde eles seguem as suas paixões e exploram o mundo através de imagens. Por isso, o Instagram é um ambiente altamente relevante para o compartilhamento de histórias ou para a apresentação de produtos e serviços.
Coloque suas publicações no Feed de Notícias das pessoas, aumente o envolvimento e, com isso, alcance ainda mais pessoas. Este curso mostrará a você como impulsionar suas publicações. O anúncio aumenta a probabilidade de exibi-las no Feed de Notícias do seu público-alvo.
Gerenciador de Anúncios
É no Gerenciador de Anúncios que você pode ver, editar e acessar os relatórios de desempenho de suas campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios.
A equipe de anúncios do Facebook desenvolveu um conjunto de diretrizes que mantêm o Facebook um local seguro e divertido, como as pessoas esperam. Este curso ajudará você a entender essas diretrizes enquanto compartilha e promove seus produtos e serviços.