Compartilhe

Estoque: nem de mais; nem de menos

A empresa que tem necessidade de fazer estoque para poder realizar melhor as suas vendas deve ter a atenção redobrada, no mínimo em relação a dois fatores: não podem faltar produtos; não podem sobrar produtos em demasia.

A função dos estoques é suprir as demandas dos clientes de maneira imediata. Entretanto, para se conseguir fazer isso sem desperdiçar grandes volumes de mercadorias, o planejamento é fundamental. É imprescindível ter os seguintes dados:

  • Previsão de vendas para os vários períodos do ano.
  • Previsão de compras necessárias para atender as expectativas de vendas.
  • Previsão do estoque mínimo - que estará representando o estoque de segurança - e que leva em consideração, entre outras questões, o tempo que a empresa tem que esperar para receber as compras realizadas e quando é o caso, também o tempo de produção.

Antes mesmo de terminar o período correspondente ao planejamento, seja, um mês, um trimestre, etc., acompanhe como as vendas estão se comportando e que outros fatores podem estar influenciando. Não deixe para pensar no problema somente após a sua ocorrência; caso perceba risco de sobrar em estoque mais do que o previsto, é preciso agir com antecedência e promover estratégias que ao menos minimizem o problema, ou seja, diminuam as sobras excessivas de estoque. Excessiva é toda a quantidade que ultrapassa o volume mínimo de estoque.

Um dos motivos pelo qual vale o esforço para efetivar os controles de estoque, é porque esta atitude contribui para que os lucros gerados nas vendas não fiquem por muito tempo retidos e desvalorizados nos estoques.

Você também pode
gostar de:

despensa com estoque de alimentos em potes desfocado - Assaí Atacadista

Estoque de Alimentos: reduza desperdícios e aumente seu lucro!

Saiba como otimizar o estoque de alimentos do seu negócio e ter mais sucesso!

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!