Entregas de bicicleta: rápidas e sustentáveis
27/07/2015 - 18h
O trânsito cada vez mais congestionado, a emissão crescente de gases de efeito estufa e o tempo maior para percorrer até pequenas distâncias nas grandes e médias cidades brasileiras são alguns dos fatores que fazem com que a locomoção seja cada vez mais cara e demorada. As entregas de encomendas, naturalmente, sofrem o impacto dessa dinâmica de mobilidade. Para reduzir o tempo e o custo dessas entregas, alguns empresários têm recorrido a uma tecnologia não tão moderna: a bicicleta.
As entregas com bicicletas são tão ou mais ágeis que as feitas com motocicletas. No desafio do dia a dia, em que vários tipos de veículo devem chegar a um determinado destino na região central da cidade no mesmo horário do dia, a bicicleta costuma levar vantagem sobre os outros veículos. Em distâncias de até 15 quilômetros, os ciclistas podem ser até 50% mais rápidos do que os outros veículos. No caso de grandes distâncias, as bicicletas demoram mais que as motos, por exemplo.
Outro fator que colabora com a agilidade das bicicletas é a dificuldade de estacionamento de motocicletas no anel central das grandes cidades, um problema que as bikes não enfrentam.
Além dessas vantagens, as bicicletas são veículos não poluentes. Estima-se que mil quilômetros rodados por uma motocicleta emitem 72 kg de gás carbônico, enquanto essa conta é zero para as bicicletas. Com isso, o empresário que recorre a esse tipo de serviço pode ainda reforçar a imagem de sua empresa, relacionando-a a atitudes sustentáveis.
Para a entrega de determinadas mercadorias, a bicicleta pode ser adaptada. Uma empresa de Curitiba, por exemplo, criou modelos personalizados para atender às necessidades de floriculturas e de pizzarias. A mesma empresa, atendendo à solicitação de uma confeitaria, escolheu trabalhar com uma bicicleta elétrica devido à topografia da região onde a loja está instalada, repleta de subidas íngremes. Neste caso, para acondicionar melhor os alimentos, um baú elétrico foi ligado à bateria do motor, garantindo o transporte dos doces na temperatura ideal. Em geral, o veículo pode ser usado para entregas de vários tipos de negócios, desde que os produtos sejam compatíveis com o tamanho da bicicleta.