Diferentes públicos podem incrementar o faturamento das pastelarias
24/07/2015 - 16h
Investir em novas opções de massas e recheios ajuda a atrair novos clientes
A geração saúde está batendo na porta de restaurantes, lanchonetes e mercados, chegando até mesmo nos carrinhos de lanches. As opções práticas e rápidas que as pequenas e grandes cidades apresentam para quem precisa se alimentar na rua também podem ser saudáveis e atender um público bem específico, como é o caso dos veganos, vegetarianos e intolerantes ao glúten ou à lactose.
Segundo dados do Ibope, no ano de 2012 aproximadamente 15.2 milhões de brasileiros eram vegetarianos. Esses públicos não precisam se privar do sabor ao substituir alguns ingredientes: inclusive receitas de pastéis podem atrair um grande número de pessoas que possuem uma alimentação restritiva.
Então, por onde começar? Consultar nutricionistas que elaborem receitas ou centros que ofereçam cursos sobre estes temas é um bom passo para começar a atualizar o cardápio. Atualmente, existem profissionais especializados na criação de refeições sem glúten, lactose ou ovos e, mesmo no caso da massa, é possível encontrar substitutos para esses ingredientes.
No caso dos vegetarianos, o segredo está em utilizar alimentos frescos e criar novas combinações. O uso de molhos pode ser uma boa opção para dar sabor. Os veganos levam uma dieta mais restritiva, por isso, lembre-se de criar uma opção sem ovos e recheios com muitos legumes, como os brócolis e a cenoura. A soja também pode ajudar a incrementar o prato.
Para a geração fitness, que cresce cada vez mais no país, uma boa sugestão é utilizar massas integrais, queijos brancos e frutas, no caso dos pastéis doces. A compra de fritadeira elétrica também é uma ótima opção, pois dispensa o uso de gordura e torna as iguarias mais saudáveis.