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Dicas para lidar com clientes inconvenientes

Um dos maiores desafios de todo empreendedor, independentemente do seu ramo de atuação, é lidar com o cliente. Todas as etapas do negócio culminam na importante tarefa de vender e saber oferecer soluções relevantes aliadas a um atendimento de primeira. Esses são fatores primordiais para o bom andamento da empresa.

Em alguns momentos, porém, é inevitável encontrar consumidores inconvenientes, que dificultam o processo de negociação. É preciso estar preparado para garantir que a venda não seja prejudicada e que o cliente não saia insatisfeito a ponto de denegrir a imagem do negócio. Confira algumas dicas:

  1. Compreenda quem é esse cliente. Muitas vezes, consumidores difíceis já passaram por experiências negativas e procuram um estabelecimento que ofereça qualidade e rapidez no atendimento. Além disso, educação, atenção e respeito são fundamentais para que o cliente se sinta bem recebido.
  2. Saiba ouvi-lo: a falta de comunicação é sempre o princípio de muitos conflitos. Anote as solicitações do cliente com atenção, esteja atento às possíveis reclamações e procure solucioná-las com eficiência. Tudo o que o cliente diz deve ser encarado como relevante.
  3. Aprenda a enxergar as situações com os olhos de seus clientes. Saber colocar-se no lugar dele pode ser crucial para ver com clareza os motivos que levam à insatisfação. Ninguém gosta de ficar meia hora em uma fila esperando atendimento. Por mais que outras tarefas sejam importantes, o cliente vem sempre em primeiro lugar.
  4. Descubra como satisfazê-lo. Entenda os gostos, preferências e faça com que ele se sinta especial. Mantenha o foco no desejo do cliente e mostre as potencialidades do seu estabelecimento.
  5. Faça perguntas claras e procure atendê-lo da melhor maneira possível. Simpatia, bom humor, educação e um sorriso no rosto são as melhores técnicas para conquistar um consumidor.
  6. Lembre-se de que muitas pessoas podem simplesmente estar tendo um dia ruim e que todos estão sujeitos a isso. Nestes casos, a simpatia deve ser redobrada, assim como o esforço para garantir que tudo saia de acordo com o esperado.
  7. Em caso de reclamações, compreenda de quem é o problema e quem está errado. Se o erro for da empresa, procure compensar o cliente e ensinar a equipe a não cometer o mesmo erro novamente. Se o problema for causado pelo cliente, tenha tato e sensibilidade para encontrar uma solução que seja boa para os dois lados.
  8. Clientes que se sentem compreendidos sempre voltam. Se a sua equipe for capaz de demonstrar disposição em resolver problemas e aprimorar o atendimento, sem dúvida o esforço será recompensado com um cliente satisfeito.

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