Deixe seu condomínio livre da Dengue
24/07/2015 - 16h
Para se prevenir da doença, a melhor saída ainda é não deixar acumular água parada
A água parada é vista como o principal foco para a proliferação do mosquito transmissor da Dengue. Condomínios, sejam eles residenciais ou comerciais, precisam estar atentos e adotar as práticas de combate e prevenção à doença para garantir a segurança de seus moradores. De acordo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), 90% dos focos da Dengue estão em casas e prédios.
O órgão alerta sobre a importância de verificar alguns locais com frequência para evitar a água parada, como os ralos externos e internos das propriedades, que precisam ser protegidos com o uso de telas; calhas; lajes; marquises; fossos de elevador; caixas sem tampa e pneus, também são locais suscetíveis a este problema.
Os pratos dos vasos de flores precisam ser preenchidos com areia grossa no lugar da água. Ao perceber qualquer acúmulo de água, os recipientes devem ser esvaziados e limpos.
Vasos sanitários sem uso precisam estar tampados e, em casa, o ideal é dar a descarga pelo menos duas vezes na semana para evitar a proliferação do mosquito.
O sal de cozinha também pode ser usado no combate ao inseto. Uma pequena quantidade desta substância em recipientes com água, como ralos e piscinas, é indicada para evitar sua procriação.
Para conscientizar os moradores, o síndico pode distribuir orientações sobre como cada um deve cumprir a sua parte. Crie cartazes e folhetos informativos, alertando os moradores e explicando as medidas necessárias para garantir a segurança de todos. Outra sugestão é usar um ou dois dias do ano para ensinar às crianças, de maneira divertida, como identificar os locais com água parada e auxiliar os pais no combate à Dengue.