Compartilhe

Como congelar alimentos sem perder seus nutrientes

Congelar os alimentos é uma forma de conservá-los e também de preservar seus nutrientes por mais tempo.  Um estudo do Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido descobriu que o valor nutricional dos alimentos mantidos à temperatura ambiente, 16 dias após a colheita, pode diminuir de 10 a 25%, e as maiores perdas estão nas vitaminas.

Pratos prontos

Para os pratos prontos é importante congelar aos poucos, ou na geladeira ou em uma vasilha em outro recipiente com água gelada e pedras de gelo. Nesse caso, alimentos diferentes devem ser congelados separadamente.

Outro aspecto a ser considerado é que alimentos congelados prontos devem ser apenas levemente temperados e cozidos pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos.

Lembre-se, uma vez descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em receita.

Vegetais e frutas

Para os vegetais, é importante fazer o branqueamento, que é um cozimento rápido, em torno de quatro minutos. Esse processo evita maiores perdas de vitamina. O tempo de conservação de temperos como alho, cebola e salsinha é de seis meses. Todos os vegetais a serem congelados devem estar limpos e o congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos, o que evita perdas de nutrientes.

Para congelar frutas, com exceção da banana e da pera d'água, que não podem ser congeladas, todas as frutas podem ser colocadas no freezer inteiras ou cortadas, devendo-se descascar e retirar os caroços antes do congelamento.

Carnes

Carnes de todos os tipos podem ser congeladas. É ideal que a carne esteja fresca. A carne que já tenha sido congelada crua, só pode ser congelada novamente se for transformada em prato pronto. Não se deve lavar, nem temperar a carne a ser congelada, apenas tire os ossos e seu excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne e podem ressecá-la. A carne deve ser embalada sem ser dobrada e em porções individuais.

A embalagem

As embalagens que envolvem esses alimentos devem ser sempre à prova d'água e com o mínimo de ar possível, de preferência a vácuo. A embalagem ideal é aquela que não permite que o alimento entre em contato com o ar do freezer, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e se solta com facilidade do produto congelado.

Você também pode
gostar de:

lancheira com alimentos saudavel no formato de gato e rato além de uma mesa com banana e outros itens - snacks para crianças - Assaí Atacadista

Consiga uma renda extra vendendo snacks para crianças

Aprenda como entrar no mercado alimentício investindo na venda de snacks para crianças com as dicas do Blog Assaí!

gato laranja em um balde verde com produtos de limpeza ao lado - higiene para pets - Assaí Atacadista

Higiene para pet: cuidados essenciais para manter ambientes limpos

Conheça métodos de higiene para pet e deixe sua casa limpa e confortável para sua família e seus animais de...

pessoa com luvas de limpeza laranja esfregando um fogão com uma esponja - limpeza da cozinha - Assaí Atacadista

Aprenda a fazer a limpeza da cozinha com este guia completo!

Veja como fazer a limpeza da cozinha não é difícil com o passo a passo simplificado do Blog Assaí!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!