Como acertar na escolha do ponto
24/07/2015 - 16h
Restaurantes, lanchonetes e bares precisam ter um ponto de venda atrativo e bem localizado para conquistar o cliente
Para um restaurante ser atrativo, ele precisa estar bem localizado. Este fator é determinante na escolha do cliente e pode fazer muita diferença na hora de vender. O mesmo vale para bares e lanchonetes. O ponto é o cartão de visitas do estabelecimento e optar pelo endereço adequado e estratégico é fundamental para começar com o pé direito.
Antes de qualquer coisa, conheça a vizinhança: saiba se este é o público ideal, se possui movimentação, se o imóvel escolhido irá atender às suas necessidades e as dos seus clientes. Uma dica é a contratação de empresas especializadas em pesquisa de mercado para garantir que o seu produto fale com o consumidor certo, e que a região possui a circulação necessária para o seu negócio ser um sucesso.
Outro fator que deve ser analisado é a concorrência na região: quais são os estabelecimentos que apresentam o mesmo serviço e qual é o seu diferencial diante deles. Esteja atento a aspectos estruturais, como a visibilidade e acesso ao ponto, estacionamento próprio ou vagas próximas ao estabelecimento e locais para cargas e descargas de mercadorias. Verifique também se o lugar apresenta riscos de inundação em caso de enchentes.
Após ter certeza de que o local é ideal, confira se todos os documentos do imóvel estão em dia junto aos órgãos públicos municipais para que, no futuro, o funcionamento do estabelecimento possa acontecer normalmente e dentro das exigências legais. Verifique também se taxas, como o IPTU, estão pagas e se existe um sistema de esgoto bem estruturado próximo ao local para evitar o surgimento de pragas. A fiscalização da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros é necessária.