Comércio de bairro: ações estratégias para potencializar suas vendas
12/07/2024 - 08h
Saiba como renovar as ações do seu comércio de bairro e aumente o faturamento da sua loja!
Já reparou que, independentemente do lugar, toda região tem um comércio de bairro?
Seja aquela loja que vende roupas, minimercado, padaria ou cabeleireiro, entre outros.
Todos esses pequenos comércios são extremamente importantes para a economia local.
Isso porque, além de oferecer mais comodidade para a comunidade, as lojas de bairro geram empregos e ajudam no desenvolvimento da região.
E mesmo tendo o carinho e a confiança das pessoas, esses comércios também precisam agir estrategicamente para conseguir lucrar e crescer.
Foi pensando nos comerciantes de bairro que criamos a matéria de hoje.
Mas, caso você esteja apenas curioso sobre o assunto, recomendamos que leia também!
Garantimos que os tópicos abordados são muito interessantes e você vai aprender técnicas essenciais para comércios locais que querem continuar com as portas abertas.
Dê uma olhada:
● Como não deixar seu comércio de bairro para trás?
● Revitalização - unindo tradição à inovação
● Comunidade engajada = clientes apaixonados
● Caprichando nos benefícios
● Assaí Atacadista: bons negócios para sua casa e seu negócio
Esperamos que você goste do conteúdo! Aproveite a leitura.
Como não deixar seu comércio de bairro para trás?
Uma das preocupações dos pequenos comerciantes é que seu negócio se torne ultrapassado.
Afinal, o mundo moderno trouxe novas necessidades para as pessoas e, consequentemente, soluções tecnológicas, transformando os hábitos de consumo de diferentes públicos.
Por mais que seja uma preocupação válida, não é motivo para desespero nem desânimo!
A habilidade de se adaptar e continuar perseverando sobre os desafios precisa fazer parte da mentalidade de qualquer empreendedor, seja ele grande ou pequeno.
Então, para quem está pensando “Tá bom, mas o que eu faço?”, trouxemos algumas ideias que podem te ajudar a encontrar uma solução!
Salve este conteúdo para ler depois: Tecnologia para microempresas crescerem mais rápido.
Descubra estratégias para o seu comércio de bairro a seguir.
Revitalização - unindo tradição à inovação
Grande parte dos comerciantes locais começa com poucos recursos, então é normal que a loja não tenha uma estrutura ideal no início, se comparada à de negócios de médio e grande porte.
Entretanto, para não perder para a concorrência, é preciso realizar melhorias no comércio sempre que possível.
Um dos muitos benefícios de renovar o ambiente é que isso vai chamar a atenção do público positivamente, despertando o interesse e o desejo de novos possíveis clientes no seu negócio.
Aqui vão algumas sugestões de ações de revitalização que fazem a diferença:
● Reformar o ambiente, consertando e pintando paredes
● Mudar a disposição dos itens e/ou setores para melhorar a experiência do cliente
● Substituir ferramentas antigas por modernas, como trocar o caderninho por uma planilha em um notebook/tablet, ganhando mais agilidade e proteção de dados
● Atualizar a identidade visual da loja com novas placas e materiais de divulgação on e offline
● Criação ou atualização de redes sociais e site
Claro que, antes de fazer qualquer ação, entenda se faz sentido e qual é o objetivo por trás.
Pois, mais importante do que ter uma loja bonita, é ter uma loja funcional que atenda às suas necessidades e à da clientela, estimulando as vendas.
Então, planeje bem para a ação ser bem executada, aproveitando o orçamento disponível.
Comunidade engajada = clientes apaixonados
Como está a reputação do seu comércio de bairro?
Para continuar vendendo e desenvolvendo, é preciso que as pessoas gostem da loja.
São muitos os fatores que influenciam o público a ter uma opinião positiva, como:
● Ambiente limpo e organizado
● Qualidade e variedade dos produtos/serviços
● Preço e percepção de valor dos produtos/serviços
● Redes sociais, site e aplicativo com informações úteis
● Oferecer um atendimento ágil, cultivando uma relação respeitosa
Ter atenção aos detalhes, como o nome e as vontades de clientes regulares, criando um relacionamento de proximidade e confiança com o cliente, também faz parte.
A percepção de valor que destacamos é como o cliente enxerga os produtos/serviços baseado no preço.
Por exemplo, no caso de lojas de roupas, a clientela estará disposta a pagar por uma peça de roupa que tem um preço alto se entender que ela vale a pena.
Seja pela qualidade, por fazer parte de um estilo de vida que ela deseja, etc.
Então, sempre que possível, faça pesquisas de satisfação com os clientes para recolher esses dados e entender quais melhorias podem ser feitas.
Com uma base de clientes apaixonados, seu negócio vai mais longe, pois são eles que costumam comprar com frequência, além de ajudar na divulgação de produtos, serviços e até mesmo eventos.
Se você quer se aprofundar nesse assunto, recomendamos a seguinte matéria:
Fidelização de clientes: 5 maneiras infalíveis.
Capriche nos benefícios
Independentemente do tipo de comércio, todos os clientes gostam de ganhar algo ao comprar.
Como mencionamos na introdução, existem alguns benefícios externos, como a comodidade de ter uma loja perto de casa para clientes que moram na região.
Mas só isso não é o suficiente para continuar vendendo, principalmente em longo prazo.
Portanto, analise quais vantagens podem ser oferecidas à clientela, como, por exemplo:
● Clube de membros com descontos exclusivos em certos produtos/serviços
● Brindes a cada X reais em compras
● Recompensas gratuitas para clientes regulares
● Produto personalizado depois de X reais em compras
Entre outros benefícios que podem fazer sentido para sua loja.
Lembrando que eles precisam fazer parte de uma estratégia de vendas para não afetar negativamente o lucro.
Com isso, seu comércio de bairro estará no caminho certo para ser um grande negócio!
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Assaí Atacadista: bons negócios para sua casa e seu negócio
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