Bolo de aniversário: 5 dicas para vender e ganhar dinheiro
09/10/2023 - 14h
Veja como se profissionalizar para vender bolos de aniversário e lucrar!
Já parou para pensar na baita oportunidade de trabalhar com a venda de bolos de aniversário?
Isso mesmo, afinal, é uma comemoração que não depende de sazonalidade.
Esse é um produto com demanda o ano todo!
Que tal transformar o seu bolinho caseiro em uma nova fonte de renda ou até mesmo em um negócio?
No blog de hoje, vamos te mostrar 5 dicas iniciais para começar a vender bolo de aniversário.
Continue lendo para conferir e se surpreenda com essa oportunidade.
Como ganhar dinheiro vendendo bolo de aniversário?
Ficou curioso para aprender como vender bolo de aniversário e lucrar?
Então confira a seguir 5 passos que vão te ajudar!
Leia também: Confeitaria, uma oportunidade para empreendedores.
1 - Profissionalize-se em bolos e doces
O primeiro passo para iniciar qualquer tipo de empreendimento é o estudo.
Use todas as ferramentas que você tiver à sua disposição para se capacitar no assunto.
Com acesso à internet, você consegue encontrar muito material de qualidade sobre bolos e doces.
Até mesmo cursos gratuitos, como a Academia Assaí!
Se você trabalha em período integral, dedique de 1 a 2h do seu dia para estudar sobre:
● habilidades e competências que um empreendedor precisa ter
● técnicas para cozinhar bolos como um profissional
● receitas de bolo que vendem
● ingredientes e equipamentos adequados para o trabalho
● como montar um cardápio atrativo para os clientes
Entre outros temas importantes que te ajudarão a se posicionar no mercado.
O tempo dedicado à capacitação fará toda a diferença no seu processo de profissionalização.
Quanto mais conhecimento você tiver, mais chances terá de se destacar da concorrência.
1.1 - Como fazer a ficha técnica de um bolo de aniversário
Complementando o primeiro tópico, seus estudos também te ajudarão a fazer uma ficha técnica.
Não sabe o que é? Sem problemas, a gente explica!
A ficha técnica nada mais é do que um documento com todas as informações detalhadas sobre um produto, serviço ou projeto.
Ela é indispensável para qualquer negócio do setor alimentício.
Por meio dela, será possível realizar a padronização de processos, garantir a qualidade da produção, otimizar o tempo da equipe e auxiliar na auditoria.
Por isso, vamos te ensinar o básico de como construir uma para o seu negócio de venda de bolo de aniversário.
Para começar, existem dois tipos de ficha técnica: a interna e a para clientes e consumidores.
No caso da ficha técnica interna, são necessárias as seguintes informações:
● nome do prato/drink
● rendimento total da receita
● custo da receita
● equipamentos e utensílios utilizados
● ingredientes e suas unidades de medida (mg, g, kg, L) no modo de preparo
● fator de correção de insumos (perda ou ganho devido à manipulação)
Já para os consumidores, você precisará especificar:
● número de lote
● medidas do produto (peso)
● data de validade para consumo
● instruções para a conservação do bolo
Faltou alguma informação que você considera importante para o seu cliente saber? Então inclua também!
A ficha técnica deve se adaptar conforme seu produto.
Não esqueça que, por se tratar de um documento, ela precisa ser revisada para garantir que todas as informações estão corretas.
Também existe uma ficha específica para controle de estoque.
Clique aqui e veja a matéria da Academia Assaí para aprender sobre ela.
Se ainda ficou alguma dúvida, você pode acessar o site da SEBRAE.
Eles possuem um material completo e gratuito sobre esse assunto!
2 - Tipos de bolo de aniversário para venda
Com a “papelada” resolvida, está na hora de escolher com qual tipo de bolo de aniversário você irá trabalhar.
Essas são algumas das muitas opções que você pode escolher:
● bolos naturais, com frutas, nozes, entre outros ingredientes low carb
● bolos veganos, sem ingredientes derivados de animais
● bolo de chantininho (chantilly de leite em pó)
● bolo de aniversário rendado
● bolo de fondant (pasta americana)
● bolo de pintura aquarela com tintas comestíveis
Antes de escolher, considere seu nível de habilidade e técnica na cozinha.
Afinal, alguns possuem processos mais complexos, de forma que será necessário mais estudo e treinamento para dominar o assunto.
Você pode optar por se especializar em apenas um tipo de bolo ou ter um cardápio diverso com outros tipos de bolo.
Recomendamos que você pesquise muito sobre o assunto e sobre o mercado para entender quais tipos de bolo possuem mais demanda.
3 - Ingredientes e decoração do bolo personalizado
Chegou a hora de colocar a mão na massa (literalmente)!
No momento de fazer as compras, priorize ingredientes de qualidade.
Isso é fundamental para qualquer negócio do setor alimentício.
Afinal, ingredientes bons ajudam a garantir o sabor do bolo, além de não oferecer riscos para a saúde do cliente.
Se possível, compre de marcas e linhas feitas para profissionais.
No Assaí Atacadista, você encontra algumas por preços mais acessíveis.
Antes de sair para as compras, não se esqueça de anotar todos os ingredientes necessários para fazer a receita, ficando atento à quantidade de cada um.
Outro ponto importante, sendo um grande diferencial no mercado de bolo de aniversário, é a decoração!
Use a internet para se inspirar e abastecer sua criatividade.
Você pode usar como referência:
● cenários/personagens de filmes, livros, séries
● paisagens naturais e animais
● pessoas públicas, como cantores, atores e outros artistas
E muito mais! Tudo depende de muito estudo e prática para garantir que o seu cliente ficará satisfeito com o resultado.
Na maioria das vezes, o cliente dará o direcionamento para que tipo de decoração ele deseja.
Caso fique na dúvida, pesquise referências ou desenhe para confirmar o pedido.
Lembrando que você precisará de alguns equipamentos para decorar, então inclua na sua lista de compras os seguintes itens:
● espátula de confeiteiro e espátula de alisamento
● bicos e sacos de confeitar
● raspadores de bolo
● pincéis para pintar e aplicar corante
● rolo de massa para fondant
Invista em um conjunto de ferramentas conforme você for lucrando com as vendas.
Com ele, você tornará sua produção cada vez mais precisa e profissional.
Gosta desse assunto? Então confira esta matéria também:
As melhores técnicas para decorar bolos e vender mais.
4 - Como encantar o cliente na venda de bolos de aniversário?
Não basta atender o pedido do seu cliente.
Você precisa surpreendê-lo entregando mais do que ele esperava!
Entre as formas de encantar o cliente, encontram-se os seguintes tópicos:
● atendimento rápido, respeitoso e atencioso
● caprichar no sabor do bolo, com ingredientes frescos e de qualidade
● fazer uma decoração bonita, superando as expectativas do cliente
● embalagem bem arrumada para entregar o bolo
● facilidade, disponibilizando várias formas de pagamento
● valorizar o feedback do cliente para entender pontos fortes e pontos de melhoria
Tudo isso ajudará a encantar os clientes e construir uma boa reputação para seu negócio!
Que tal dar um toque pessoal de carinho?
Escreva um bilhete à mão ou impresso com palavras bonitas para o aniversariante!
Você também pode dar um mimo gratuito, como um docinho ou algo do tipo.
São detalhes assim que fazem a diferença e vão te destacar da concorrência!
5 - Como divulgar seu negócio de bolos?
Por fim, mas não menos importante, a divulgação.
As redes sociais e a internet são fortes aliadas nesse quesito!
Isso porque a divulgação boca a boca funciona, mas acaba sendo limitada, pois a primeira coisa que a pessoa faz quando fica sabendo do seu negócio é pesquisar a respeito.
Sabendo disso, seu negócio precisa ter, no mínimo, um Instagram - ele servirá como seu portfólio para os clientes e até mesmo parcerias.
O ideal é que você também possua um TikTok e um site, mas você pode ir construindo conforme seu negócio for crescendo.
Não sabe o que postar? Aqui vão algumas ideias:
● registre por meio de fotos ou vídeos como é feita a produção dos bolos
● grave o seu dia a dia como empreendedor, fazendo a compra dos ingredientes
● mostre o processo de decorar o bolo, no estilo “vídeo satisfatório”
● crie enquetes e caixas de perguntas para interagir com o público com perguntas do tipo “quais são seus sabores preferidos?”
Para manter as redes sociais de um negócio, é preciso ser estratégico, então também recomendamos muito estudo para entender quem é o seu público, como conversar com ele, entre outros aspectos.
Não se esqueça de incluir as informações das suas redes sociais e site, com o pedido do cliente. Peça para ele publicar, se possível, e marcar o perfil do seu negócio!
Divulgue entre amigos, familiares e conhecidos para começar a construir seu público.
Quer entender mais sobre o assunto “internet para negócios”?
Então clique aqui para ler uma matéria sobre isso!
Aniversário Assaí 49 anos: participe antes que acabe
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