homem atendendo clientes em um café - semana do cliente assaí atacadista
Compartilhe

Dia do cliente: 3 segredos para o bom atendimento

Melhore o atendimento ao cliente com as dicas que separamos para você, empreendedor!

 

Um negócio é uma via de mão dupla, em que tanto o empreendedor quanto o cliente precisam se beneficiar.

Para garantir que os dois lados saiam ganhando, é necessário investir em diversos aspectos, como:
 

  • ● planejamento estratégico

  • ● soft e hard skills

  • ● produtos e serviços conforme a demanda

  • ● estudo do público e mercado
     

E um atendimento de qualidade, claro!

Afinal, as pessoas só se tornam clientes regulares onde se sentem bem.
 

Para te ajudar a melhorar o atendimento do seu negócio e ganhar a confiança dos clientes, trouxemos 3 conselhos importantes para empreendedores.

Confira logo a seguir!
 

banner Revista Assaí Bons Negócios - Semana do Cliente Assaí Atacadista

 

1 - O cliente nem sempre tem razão

Contrariando o pensamento popular, sabemos que, na prática, não é bem assim.
 

Inclusive, você sabia que a frase “o cliente sempre tem razão” surgiu em 1909?

Ela foi dita pelo empresário varejista Harry Gordon Selfridge, como um incentivo aos lojistas e empreendedores da época para agradar à clientela em troca de boas vendas.
 

Mas, como falamos na introdução, a relação entre um negócio e seus clientes deve ser amistosa, não submissa e dependente.
 

Por isso, muito cuidado ao dar toda a razão a um cliente, principalmente se ele não estiver agindo respeitosamente!
 

O consumidor tem seus direitos e deveres, bem como o empreendedor.

Para não ser pego de surpresa em situações delicadas, estude bem sobre o assunto para conhecer os seus direitos como empreendedor.
 

A melhor forma de lidar com situações em que o cliente não está certo é se mostrar disposto a ouvi-lo e ajudá-lo a resolver o problema.
 

Veja os passos básicos para isso:
 

1 - Entenda se os conflitos são racionais (causados por uma situação que pode ser mensurada) ou se é emocional.

2 - Agradeça o feedback do cliente com sinceridade para que ele sinta que sua opinião é valorizada.

3 - Mantenha a calma e respire fundo antes de responder qualquer coisa, principalmente se o cliente está sendo ofensivo.

4 - Entenda que, por trás da raiva do cliente, está a dor e a frustração de não ter uma expectativa atendida. Exerça sua empatia para entender essa dor.

5 - Investigue e utilize argumentos para explicar para o cliente o motivo da falha humana ou técnica.

6 - Peça desculpas sinceras e diga as ações que você tomará para evitar que aquele erro/problema volte a acontecer no futuro.
 

Claro que, na prática, é mais complicado do que esse roteiro!

Por isso, ressaltamos que a equipe do seu negócio precisa estar capacitada para utilizar técnicas de comunicação adequadas para conter a situação.
 

Sendo assim, invista em cursos, palestras, workshops e aulas para capacitar o seu pessoal e garantir que a sua equipe está realmente prestando um atendimento de qualidade.
 

Lembre-se que ser coerente e justo vale mais a pena do que manter um cliente que não respeita seu negócio, seus funcionários, seu trabalho, etc.
 

Por isso, é essencial estar preparado, pois, caso você não consiga contornar um conflito e acabe perdendo um cliente, você terá a consciência limpa de que deu o seu melhor e estará protegido juridicamente.
 

Leia também: Conheça a história de um café com um atendimento impecável
 

2 - Mantenha a educação com o cliente

O respeito é a base de um atendimento de qualidade para o cliente!
 

Novamente, invista na capacitação da sua equipe para ter certeza de que eles estão tratando a clientela com o respeito que ela merece.
 

Mas, caso o desrespeito venha da parte do cliente, será necessário ter muita paciência para “educá-lo” e fazê-lo entender que essa não é a melhor forma de resolver a situação.
 

Dito isso, evite “bater boca” com o cliente.

Se possível, explique a situação de um ponto de vista neutro, demonstrando que seu negócio não quer que ninguém saia prejudicado.
 

Confira esta matéria: Entenda a importância das habilidades sociais para os negócios
 

banner Academia Assaí - Semana do Cliente Assaí Atacadista

3 - Garantindo a satisfação do cliente

Manter os clientes satisfeitos o tempo todo nem sempre é possível, mas isso não significa que seu negócio não pode tentar!
 

E uma das formas eficientes de garantir a satisfação da clientela é conhecer o comportamento dos seus consumidores.

Isso significa que, além de oferecer produtos, serviços e um atendimento de qualidade, você precisa surpreendê-los, oferecendo sempre a mais do que eles precisam.
 

Calma, o ponto não é “dar presentes de graça” e, sim, superar as expectativas dos clientes.

Estar sempre um passo à frente faz parte de um atendimento de sucesso.

Mas, afinal, como fazer isso? A resposta é mais simples do que parece: conheça e ouça seus clientes.
 

Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
 

  • ● pesquisa de satisfação

  • ● ações de marketing e pós-venda

  • ● promoções e ações de fidelização

  • ● esteja aberto as sugestões de melhorias e feedbacks
     

Por fim, o conjunto de tudo isso vai ajudar o seu negócio a cultivar um bom relacionamento com os clientes a longo prazo.
 

Você também pode gostar da seguinte matéria: Como construir um relacionamento com o cliente?

 

Ganhe variedade, qualidade e prêmios com o Assaí

Quem é cliente do Assaí Atacadista já está acostumado com os mimos!

Afinal, oferecemos qualidade em todos os aspectos, mas, principalmente, nos produtos e no atendimento.
 

E, falando em produtos, temos um mix de categorias para que sua casa e seu negócio tenham uma variedade para escolher, como:
 

  • ● açougue no Assaí Atacadista

  • ● mercearia no Assaí Atacadista

  • ● padaria no Assaí Atacadista

  • ● bazar automotivo no Assaí 
     

E muito mais! Clique aqui para conhecer todas elas.
 

Ficou curioso com a parte dos prêmios?

Então você precisa acessar www.aniversarioassai.com.br e se cadastrar na promoção de aniversário de 50 anos do Assaí!

Confira agora e saiba como concorrer a +20 milhões em prêmios imperdíveis. 

Você também pode
gostar de:

mesas e cadeiras da parte externa de um restaurante lucrativo - Assaí Atacadista

Como ter um bar ou restaurante lucrativo neste verão?

Tenha um bar ou restaurante lucrativo incluindo as dicas estratégicas do Blog Assaí no planejamento do seu negócio!

mãos clicando em uma calculadora e escrevendo em um caderno com notas de dinheiro e um óculos de grau na mesa - dicas de economia no verão - Assaí Atacadista

Verão no azul: 4 dicas de economia que vão salvar seu bolso

Gaste menos sem passar calor neste verão com as dicas de economia que o Blog Assaí reuniu para você!

prato com salada, creme e espetinho de frango - receitas leves para o verão - Assaí Atacadista

5 receitas leves e fáceis para um verão cheio de sabor!

Aprenda a fazer receitas leves e refrescantes para o verão e equilibre sua alimentação!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!