Vinhos - Para Você

Como combinar o vinho com a tábua de frios

Uma das combinações preferidas do inverno

A combinação de dias amenos, vinhos e tábua de frios tem tudo a ver com o inverno. E harmonizar corretamente a bebida com os diferentes tipos de queijos e embutidos pode tornar essa experiência gastronômica ainda mais interessante.

Nessa busca, o primeiro passo é conhecer os produtos que serão harmonizados, entendendo as suas particularidades e possibilidades. Via de regra, queijos, embutidos e vinhos mais suaves combinam entre si, assim como queijos de sabor mais forte combinam com vinhos mais robustos. Mas também é possível trabalhar com combinações contrastantes, obtendo assim harmonizações ainda mais interessantes.

Para ajudar na escolha, o time de especialistas do Assaí preparou algumas dicas práticas: 

Escolha pela intensidade de sabor

Tábua de frios leve
Os queijos brie, camembert e muçarela de búfala são considerados leves e cremosos. Por isso, combinam com bebidas mais leves, como um espumante brut e um vinho branco do tipo Sauvignon Blanc. A acidez dessas bebidas corta a cremosidade dos queijos e limpa o paladar, proporcionando uma combinação refrescante.

Caso queira incrementar a tábua com embutidos mais delicados, como presunto e mortadela, um vinho branco leve, como um Pinot Grigio, ou um rosé são ótimas opções. 

Tábua de frios moderada
Queijos de sabor levemente intensos, como gouda e emmental, combinam bem com vinhos brancos mais encorpados, como um Chardonnay. Um vinho tinto leve, como um Pinot Noir, também é uma excelente escolha, equilibrando os sabores sem interferir no gosto do queijo.

Caso queira acrescentar embutidos, como salame e copa, harmonize com vinhos tintos com boa acidez, como os tintos de corpo médio. Eles equilibram a gordura dos embutidos e complementam os temperos.

Tábua de frios forte
Queijos fortes e de sabor marcante, como gorgonzola e parmigiano-reggiano, pedem vinhos robustos. Um Porto harmoniza perfeitamente com o gorgonzola, enquanto um Cabernet Sauvignon acompanha bem o Parmigiano-Reggiano.

No caso dos embutidos mais intensos, como a pancetta, opte por vinhos tintos encorpados, como Syrah ou Malbec. 

Dicas valiosas

– Caso queira, monte uma tábua de frios com queijos e embutidos de sabores com intensidades diferentes. A combinação também vai proporcionar uma experiência gastronômica interessante.

– Adicione frutas frescas e secas, nozes, pães e torradas à tábua. Além de saborosos, esses alimentos ajudam a limpar o paladar entre as diferentes combinações de sabores.

Capriche na apresentação! Use uma tábua de madeira ou uma bandeja elegante e organize os itens de forma harmoniosa.

Sirva os queijos em temperatura ambiente. Por isso, programe-se para tirá-los da geladeira com antecedência. Já os vinhos devem ser servidos na temperatura adequada: vinhos brancos mais leves e espumantes mais frios em torno de 8 10°C e vinhos tintos em torno de 16 a 18°C.

Clique aqui para ver a seleção de vinhos do Assaí. 

Foto: Shutterstock

Marcas Parceiras