Vinhos + saladas
Essa combinação, leve e refrescante, é perfeita para os dias quentes
Os dias de calor combinam com refeições mais leves, por isso as saladas são sempre uma ótima opção. E em clima de férias, nada melhor do que harmonizar o prato com uma deliciosa taça de vinho.
Para harmonizar saladas com vinhos, o segredo é equilibrar os sabores do prato – muitas vezes frescos, ácidos ou crocantes por conta dos ingredientes – com as características da uva. Para ajudar, preparamos um guia rápido com algumas dicas de combinação:
Salada Caesar
Rica e saborosa, essa salada leva ingredientes como alface romana, parmesão, croutons e molho cremoso. E para equilibrar a intensidade dos sabores, um vinho Chardonnay é o mais indicado para a harmonização, pois sua acidez complementa a cremosidade do molho. Outras boas opções de bebida incluem vinho Sauvignon Blanc ou espumantes brut.
Saladas Verdes
Saladas compostas principalmente por folhas verdes, como alface, rúcula e espinafre, costumam ter sabores delicados. Muitas vezes são acompanhadas por um molho vinagrete leve ou por uma mistura simples de azeite, vinagre e sal. Se o molho incluir um toque de limão ou vinagre, escolha vinhos com alta acidez, como um Sauvignon Blanc.
Salada Caprese
A combinação de tomates frescos, muçarela de búfala, manjericão e azeite é uma explosão de sabores simples e frescos. Nesse caso, um vinho tinto leve, como um Pinot Noir, faz uma excelente harmonização.
Salada Verdes com Frutas
Essa salada combina a doçura natural das frutas – como peras ou mangas – com a leveza das folhas verdes. Muitas vezes, pode incluir nozes ou queijo, como o feta. Nesse caso, um espumante demi-sec pode ser uma escolha interessante.
Salada Grega
A Salada Grega mistura pepinos, tomates, cebolas, azeitonas e queijo feta, geralmente temperada com azeite e orégano. Combine com um vinho Sauvignon Blanc ou rosés, que complementam a acidez do queijo feta e o sabor das azeitonas.
Clique aqui para ver a seleção de vinhos do Assaí.
Foto: Shutterstock