Cervejas - Para Você

Como gelar cerveja em casa

Quatro dicas de como deixar a bebida sempre no ponto ideal para ser consumida

Para os amantes de cerveja, não há nada melhor do que desfrutar de uma cerveja gelada em casa. No entanto, conseguir a temperatura perfeita pode ser um desafio. Felizmente, há várias maneiras eficazes de gelar sua cerveja em casa, garantindo que você possa saboreá-la na temperatura ideal. Aqui estão algumas dicas:

4 estratégias para deixar a cerveja gelada

1. Antecedência é fundamental
Organize-se e coloque suas cervejas na geladeira algumas horas antes de querer bebê-las. Isso permite que elas atinjam a temperatura desejada de forma gradual, garantindo que fiquem bem geladas quando você quiser consumi-las. Em média, em uma geladeira residencial com temperatura de 4ºC, uma latinha demora cerca de uma hora para ficar no ponto.

2. Apele para o congelador
Se você estiver com pressa, pode acelerar o processo colocando as cervejas no congelador. No entanto, é essencial monitorá-las de perto para evitar que congelem e acabem explodindo. Uma boa prática é definir um temporizador para lembrá-lo de verificar as cervejas a cada 15-20 minutos e, depois que elas gelarem um pouco, mover as latinhas ou garrafinhas para o refrigerador convencional.

3. Recipiente com gelo
Se você precisa gelar suas cervejas rapidamente e não tem espaço na geladeira ou no congelador, pode usar o método do recipiente com gelo. Encha um balde, bacia ou até mesmo a pia da cozinha com gelo e água fria. Adicione sal ao gelo para reduzir a temperatura ainda mais. Mergulhe as cervejas na mistura e agite-as ocasionalmente para acelerar o resfriamento.

4. Refrigerador especial
Se você é um entusiasta da cerveja e gosta de manter suas bebidas sempre prontas para consumo, pode investir em um refrigerador de cerveja. Esses aparelhos são projetados especificamente para

Temperatura ideal para cada tipo de cerveja

Cervejas Claras: geralmente são melhores apreciadas em temperaturas mais baixas, entre 4°C e 7°C. Essa faixa de temperatura realça a refrescância e o caráter leve dessas cervejas.

Cervejas Escuras:  podem ser servidas um pouco mais quentes do que as cervejas claras. Uma temperatura de serviço ideal para cervejas escuras é geralmente entre 9°C e 12°C. Isso permite que os sabores complexos dessas cervejas se desenvolvam e sejam melhor apreciados.

Cervejas Especiais: as Ales e IPAs muitas vezes têm perfis de sabor mais complexos e variados. Por isso, a temperatura ideal de consumo é geralmente entre 7°C e 10°C. Isso permite que os aromas e sabores sejam apreciados sem serem dominados pelo frio.

Cervejas de Trigo: elas são conhecidas por seus sabores frutados e refrescantes e são melhor apreciadas em temperaturas um pouco mais altas, entre 5°C e 9°C. Isso permite que os sabores de frutas e especiarias se destaquem, sem serem abafados pelo frio excessivo.

Lembre-se de que essas são apenas dicas gerais e que as preferências individuais podem variar. Experimente diferentes temperaturas para descobrir qual é a melhor para o seu paladar e aproveite a sua cerveja da maneira que mais lhe agrada!

Clique aqui para ver a seleção de cervejas do Assaí.

Foto: Shutterstock

Marcas Parceiras