Cervejas para o inverno
Mais intensas, as cervejas escuras são as recomendadas
Engana-se quem pensa que as cervejas podem ser consumidas apenas no verão. A bebida à base de malte é muito mais versátil e alguns estilos são especialmente indicados para os dias mais frios.
Os estilos recomendados para o inverno são mais encorpados e têm sabores mais intensos. Normalmente com maior teor alcoólico, ajudam o corpo a aquecer e ainda podem ser harmonizadas com comidas mais substanciosas, como carnes assadas, risotos e massas. Veja quais são os rótulos mais indicados:
Cervejas indicadas para os dias frios
Stout
As stouts são cervejas escuras e encorpadas, podendo ter sabores de café e chocolate. Elas são perfeitas para o inverno porque são mais densas e aquecem bem. Vai bem com carne grelhadas e queijos mais fortes, como o gorgonzola.
Porter
As porters são semelhantes às stouts, também escuras e com sabores de malte torrado, mas costumam ser um pouco mais leves. Elas têm um gosto suave de chocolate e caramelo, ideal para uma noite fria ou para acompanhar uma feijoada.
Bock
As bocks são cervejas alemãs de cor marrom a avermelhada, com sabor de malte e um toque adocicado. Elas são mais fortes que as cervejas lager normais e têm um sabor rico e acolhedor, perfeito para o inverno. Combina com pratos de massas.
Cerveja de trigo
Tradicionalmente associada aos meses mais quentes devido ao seu sabor leve e refrescante, a cerveja trigo, quando escura, é indicada para ser consumida no inverno por ter sabores mais ricos e maltados. Ela combina com pratos mais gordurosos, como carne assada.
Clique aqui para ver a seleção de cervejas do Assaí.
Foto: Shutterstock