Cerveja bem guardada
Um estoque bem organizado evita desperdícios e a falta do produto
Em um bar ou restaurante, a qualidade da cerveja servida é um fator essencial para a satisfação do cliente. No entanto, para garantir que cada garrafa ofereça a melhor experiência possível, é fundamental adotar boas práticas de armazenamento. Temperatura inadequada, exposição à luz e más condições de estocagem podem comprometer o sabor, a quantidade de gás da bebida e até a segurança do produto.
Além disso, um bom armazenamento também otimiza o controle de estoque e reduz desperdícios, impactando positivamente a operação de um bar ou restaurante.
Para ajudar a rotina do empreendedor, aqui estão as melhores práticas para estocagem em diferentes condições:
No estoque seco
– Evite calor excessivo e exposição à luz. Ambientes abafados podem favorecer a deterioração das tampas e rótulos. Por isso, garanta que seu estoque esteja sempre bem ventilado. O ideal é manter a temperatura do local entre 10°C e 15°C.
– Guarde as cervejas sempre em pé. Isso evita que a cerveja oxide em contato com a tampa.
No estoque refrigerado
– Evite variações bruscas de temperatura na geladeira. Mudanças de grande amplitude podem afetar o sabor e a quantidade de gás da bebida, fazendo com que ela perca a gaseificação.
Como em todos os produtos de um bar ou restaurante, vale a regra do “primeiro que entra, primeiro que sai”. Ou seja, produtos comprados há mais tempo devem ser consumidos antes. E lembre-se sempre de checar a data de validade ao fazer suas compras.
Clique aqui para ver as cervejas do Assaí.
Foto: Shutterstock